Hoje 28 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Educação, uma das mais importantes ferramentas para transformação da sociedade. A data pretende valorizar a educação em todos os seus níveis, seja escolar, social ou familiar, especialmente na construção da vida social. Além disso, a data reforça a importância de incentivar o ensino e a alfabetização.
Em Viana, mesmo nesse período em que as aulas presenciais estão suspensas, devido à pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura continua investindo na educação e adaptou o ensino remoto para atender todos os alunos da rede municipal.
“Neste Dia Internacional da Educação, queremos parabenizar e cumprimentar todos os trabalhadores da educação, que são o principal alicerce para a promoção de um ensino de qualidade”, afirmou a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário.
Em relação ao atendimento educacional para os estudantes vianenses do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil, a secretária destacou que os alunos recebem uma coletânea impressa para aprendizagem e desenvolvimento de atividades em suas residências.
“Com as atividades presenciais nas escolas interrompidas, sempre tivemos a preocupação em fornecer o melhor suporte aos nossos estudantes. Por isso, a prefeitura priorizou um atendimento remoto de qualidade, tanto com materiais impressos, quanto com suporte online dos professores, através de aplicativos de mensagens. Nossos alunos seguem um cronograma específico para realizar atividades e devolvem esses materiais para correção, conforme o planejamento de cada unidade de ensino”, disse Luzian.
Em fevereiro deste ano, foram entregues mais de 13 mil kits gratuitos de material escolar para os alunos da rede municipal e, segundo Luzian, essa iniciativa oportuniza mais um amparo aos alunos que estão estudando em suas residências.
Um bom exemplo disso é o João Michel Coser Nascimento, de dois anos e dois meses, aluno do maternal 1, no CMEI Lienir Tosta das Neves. Sua mãe, Verônica Coser Lousada, contou que a atitude de entregar as atividades impressas, reforça ainda mais o compromisso com a educação das crianças. “A realização das atividades com meu filho têm sido bem divertidas, porém requer bastante compromisso, principalmente da minha parte. É preciso criar um hábito de estudos para ele, visto que, o primeiro contato acadêmico está sendo apresentado fora do âmbito escolar. Para mim, todos os materiais são de excelente qualidade”, afirmou.
Verônica ressaltou ainda, que o suporte pedagógico das professoras e diretora é incrível e faz toda a diferença. “Temos um grupo com todos os pais, onde eu posso tirar as minhas dúvidas e compartilhar dicas. Além disso, registramos a interação e o desenvolvimento dos nossos filhos ao realizarem as atividades. O cuidado e a assistência que temos recebido é muito bom, sem contar que a equipe do CMEI está sempre à disposição”, disse.
A diretora do CMEI, Maria Auxiliadora Saraiva de Lacerda, acrescentou que esse apoio fornecido aos pais e alunos é muito importante para uma aprendizagem de qualidade, especialmente na educação infantil, que é a formações de leitores. “As famílias ficam encantados com a riqueza do material e com o desenvolvimento das crianças. Essas atividades lúdicas são essenciais no aprendizado dos nossos pequenos e também é uma oportunidade dos pais acompanharem seus filhos mais de perto”, pontou.
Como disse Paulo Freire, considerado um dos mais importantes educadores brasileiros. “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Vacinação dos professores contra Covid-19
Nesta quarta-feira (28), no Dia Internacional da Educação, 31 professores da rede municipal e estadual de ensino que residem em Viana receberam a primeira dose do imunizante contra Covid-19.
A professora Vera Lúcia, que mora em Universal, disse que a vacina é uma esperança que surge em meio à pandemia. “Eu estava esperando por esse momento há muito tempo. Estou muito feliz em receber essa vacina e o meu sonho é poder voltar quanto antes para a sala de aula, para estar com meus alunos novamente”, contou a professora.
A professora Belgiane Jordão Ferreira, moradora de Bom Pastor, ficou emocionada em receber a vacina. “Há mais de 30 anos que sou educadora e o meu sonho é que tudo isso passe logo. Não vejo a hora de voltar ao normal e reencontrar meus alunos. Estou muito grata em receber essa primeira dose de proteção. Essa vacina é a esperança de retornar para o trabalho com mais segurança”, afirmou.
A estratégia de vacinação dos professores adotada em Viana é nominal, ou seja, conforme lista fornecida pela Coordenação Estadual de Imunização, da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Na última segunda-feira (26), três professoras da rede estadual de ensino que residem em Viana foram vacinadas em um ato simbólico, realizado no gabinete do prefeito Wanderson Bueno, em Viana Sede, para marcar o início da vacinação deste novo grupo.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Mayara Salles
Foto(s): Karla Cristina Nilo
Publicado em quarta-feira, 28 de abril de 2021
Atualizado em quarta-feira, 28 de abril de 2021