Devido a proximidade da Páscoa, o Procon Municipal de Viana preparou uma série de orientações aos moradores sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de realizarem às compras de alimentos típicos desse período, como os pescados e os ovos de chocolate. A expectativa é de que consumidores busquem estes produtos, mesmo em meio à pandemia.
Pesquisar e avaliar as melhores oportunidades disponíveis para a compra, são as primeiras orientações que a Gerente do Procon de Viana, Patrícia Chagas, dá aos consumidores vianenses. “Sempre que possível, compare preços em panfletos, anúncios, encartes publicitários e na internet. Assim, você pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta”, afirma.
Outro conselho dado a quem vai realizar compras de páscoa é estar atento a validade dos itens, observando se há produtos com a data próximo do vencimento, principalmente quando se trata de promoção, sendo assim é recomendado que não se adquira produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis. Patrícia também disse que é muito importante observar o local de armazenamento dos produtos e a limpeza geral do ambiente. Informou ainda que o chocolate, por exemplo, deve ficar longe de fontes de calor e de produtos que possuem cheiro forte, especialmente os de limpeza.
“Quando houver brinquedos acompanhando o ovo de chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a identificação da faixa etária indicada. Já com relação aos produtos Diet e Light, é ideal que se verifique na embalagem se possuem porções reduzidas de açúcar e energia”, alertou a gerente que ainda disse que os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados.
Já com relação aos pescados, o Procon orienta que seja observado atentamente as condições de armazenamento do produto. “Os consumidores devem evitar pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos, sem brilho e guelras pálidas. Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico”, destaca Patrícia.
No caso de produtos congelados, a dica é que o cidadão observe o balcão refrigerado, que não deve apresentar poças d’água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. Esse tipo de produto não pode estar amolecido ou com acúmulo de líquidos, pois é sinal de que passaram por processo de descongelamento. Esta é uma prática comum dos estabelecimentos, mas se denunciados, estão passíveis de multa e possível fechamento do local.
O cidadão que identificar irregularidades ou tiverem dúvidas e quiserem orientações podem entrar em contato com o Procon de Viana. Os telefones do local são (27) 3366-3137 / 3343-3294 / 99909-0197. Lembrando que estamos passando por um momento de pandemia e devemos ter cuidados redobrados com a higienização pessoal e dos produtos.
Texto: Agnes Xavier; Mayara Salles
Foto(s):
Publicado em sexta-feira, 26 de março de 2021
Atualizado em quarta-feira, 31 de março de 2021