A construção de uma unidade básica de saúde foi a obra apontada como prioridade pelos moradores de Vale do Sol durante a audiência do Orçamento Participativo. A reunião foi realizada na noite desta sexta-feira (05), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Joana Batista, faz parte do Programa Prefeito nas Comunidades que vai nortear a execução, após análise rigorosa da disponibilidade orçamentária e da viabilidade técnica, as demandas apontadas.
A audiência pública dividiu-se em três etapas. Primeiro, os moradores fizeram seus votos para as obras prioritárias. Posteriormente, uma comissão de acompanhamento do projeto foi eleita. Por último, o momento foi de ouvir outras demandas.
O prefeito Wanderson Bueno destacou que as propostas serão utilizadas no Planejamento Estratégico do município. “Estamos fazendo um processo de escuta para o desenvolvimento da cidade. O plano de governo foi um esboço, agora vamos aprofundar os projetos com a opinião dos moradores de cada bairro", explicou.
Para José Maria Rosa, morador do bairro há mais de 30 anos, as reuniões do orçamento participativo reforçam a importância da participação popular no desenvolvimento da cidade. “É muito importante essa interação do prefeito com a comunidade. Esse momento traz a oportunidade para da comunidade ser ouvida e ajudar o prefeito a definir as obras prioritárias”, disse.
Outro morador que também aprovou a iniciativa das audiências do Orçamento Participativo foi Adakciel Tiago Martins. Morando no bairro há mais de 10 anos, ele explica que uma unidade de saúde no bairro vai facilitar o acesso aos serviço de saúde. "O orçamento participativo é uma ferramenta de participação popular. Nosso comunidade acredita que em breve será atendida e nossa unidade será construída", diz.
Além da comunidade de Vale do Sol, durante a semana o prefeito Wanderson Bueno esteve em Primavera, Industrial, Caxias do Sul e Soteco. Já na segunda-feira (08), a audiência do Orçamento Participativo será na comunidade de Bom Pastor. O encontro será na Escola de Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dorival Brandão, às 19 horas. Para participar, acesse o site www.viana.es.gov.br. Vagas limitadas.
Comissão de acompanhamento eleita no bairro
- Efigênio Batista dos Santos
- Adakciel Tiago Martins Braz
- Itanagê Odilon da Silva
- Luiz Carlos Dias Dos Santos
- José Maria Rosa
- Marcio Elias Nascimento Almeida
PrefeitonasComunidades
Durante o mês de março, serão feitas mais de 20 reuniões do projeto Prefeito nas Comunidades para realizar o Orçamento Participativo. Os encontros vão nortear a execução, após análise rigorosa da disponibilidade orçamentária e da viabilidade técnica, as demandas apontadas.
Na segunda-feira (08), a reunião será com os moradores do bairro Bom Pastor, às 19 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dorival Brandão. Acesse o site www.viana.es.gov.br e faça sua inscrição. Vagas limitadas.
OrçamentoParticipativo
O Orçamento Participativo, realizado de forma conjunta entre governo e sociedade, é um mecanismo importantíssimo de democracia participativa. Por meio desta iniciativa, a população ajuda a eleger as prioridades para utilizar o dinheiro público na cidade. Alguns exemplos realizados a partir do pedido de moradores costumam ser obras de escolas, praças, pavimentação asfáltica de ruas, serviços, revitalização de parques e demais melhorais.
Texto: Vinícius Nascimento e Carla Nicchio
Foto(s): Rodolfo Santos
Publicado em sexta-feira, 05 de março de 2021