O município de Viana, que é o portal das montanhas capixabas, passa a ter produtos turísticos, como peças artísticas, encartes e livros produzidos na cidade para serem apreciados e também comercializados na Casa do Turista em Pedra Azul, de forma a protagonizar o seu papel de Portal das Montanhas Capixabas.
Em reuniões realizadas na Casa do Turista em Pedra Azul, a subsecretária de Cultura e Turismo de Viana, Renata Rosa Weixter, e a gerente de Turismo, Camila Ramalho Antônio Nepomuceno, também debateram com outros participantes sobre o uso das linhas férreas para o desenvolvimento turístico e sobre o controle de borrachudos nas áreas de empreendimentos turísticos.
O próximo encontro será em Marechal Floriano, no dia 18 de março.
Transporte
A Diretoria da ONG Amigos do Trem fez a apresentação dos Projetos Trem Regional Capixaba e Trem de Turismo. O objetivo é o de transformar em realidade a atividade de transporte de passageiros e turistas no trecho identificado como viável economicamente pelo BNDES.
Na ocasião também foi abordada a data da realização e conteúdo do projeto denominado A Noite dos Vinhos das Montanhas Capixabas, na sede do Montanhas Capixabas Convention em Pedra Azul.
Borrachudo
A Campanha de Controle Biológico do Borrachudo na sede do Montanhas Capixabas foi apresentado aos presentes. O objetivo é a parceria entre os municípios para combater o problema.
Considerada um problema de saúde pública, a infestação do borrachudo tem sido combatida há décadas. Segundo o pesquisador científico na Incaper, José Salazar Zanuncio Junior, a iniciativa tem como objetivo minimizar o sofrimento dos agricultores e também incentivar a atividade turística na área rural da cidade, reduzindo o “ataque” desses insetos aos turistas.
IOLARVICIDA – O BTI é feito à base de grânulos de milho, sendo dispersivo em água e o único apropriado para utilização em água potável. Já seu ingrediente ativo é composto de cristais proteicos e esporos que, aplicados na água, são filtrados e ingeridos pelas larvas. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, o que cessa a atividade das mesmas, levando-as à morte nas primeiras 24 horas após a aplicação do produto.
Nas reuniões também estiveram presentes o diretor-presidente da APISBES, Josemar Alves Lacerda, o diretor-executivo da ASPISB, Jandir Gratieri, o presidente da Câmara de Vereadores, Cezinha Ronchi, o vereador, Navar Boeno, a consultora do SEBRAE, Patrícia Cangussu, a gestora de Projetos do Convention, Andréa Rosa, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt e associados dos municípios integrantes da Rota Vale do Inhame: Alfredo Chaves, Domingos Martins, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Marechal Floriano, o Turismólogo, Jackson Burini, a curadora do Museu de Imigração de Marechal Floriano, Sônia Werneck, o Pesquisador científico do Incaper, José Salazar Zanuncio Junior.
Para os encontros foram tomados os devidos cuidados de segurança e higiene contra a Covid-19.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Márcia Brito
Foto(s): Renata Rosa Weixter
Publicado em terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Atualizado em quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021