As aulas presenciais retornaram no último dia 04, em Viana, e preparamos uma matéria especial para ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos pais e responsáveis pelos estudantes. Se você tem alguma dúvida, essa coletânea de perguntas e respostas foi feita para você. Mas se você quer saber o cronograma completo da volta às aulas, disponibilizamos o material no site, basta clicar aqui.
VOLTA ÀS AULAS – PERGUNTAS E RESPOSTAS
*Por que a Prefeitura de Viana vai retomar as aulas na rede municipal?*
A Secretaria de Educação de Viana entende que as atividades escolares são essenciais para dar suporte a estudantes em vulnerabilidade social, diminuir os índices de evasão escolar e permitir o desenvolvimento saudável dos alunos.
*Quais etapas da educação serão retomadas?*
O retorno das aulas é para as crianças a partir de 4 anos até os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas que atendem alunos a partir da idade citada irão voltar a receber presencialmente. Veja o calendário com o dia de retorno para cada turma e os dias que os alunos ficarão em casa.
*Em quais datas ocorrerá o retorno?*
O primeiro dia de aula presencial para cada turma foi definido conforme o cronograma abaixo:
04/02 - 9º Ano
08/02: 5º Ano e 8º Ano
09/02: Pré II, 4º Ano e 7º Ano
10/02: 3º Ano e 6º Ano
11/02: Pré I e 2º Ano
12/02: 1º Ano
* Há segurança sanitária para o retorno de alunos, servidores e professores? Como foram elaborados os protocolos?*
Foram elaborados partindo das orientações das autoridades em Saúde com a colaboração das Unidades Escolares e Secretaria Municipal de Educação. Os protocolos são: lavar as mãos, uso de álcool 70%, máscara, adequação dos espaços para o distanciamento, uso de garrafinhas de água individual, entre outras medidas.
*O retorno é obrigatório?*
As escolas estão preparadas e todos os profissionais seguirão os protocolos de segurança estabelecido, assim como, irão instruir os alunos a seguir. Mas a família poderá decidir se o estudante irá para a escola ou permanecerá em casa.
*As aulas remotas serão mantidas, mesmo com o retorno das aulas presenciais?*
As atividades pedagógicas não presenciais, isto é, as que podem ser feitas em casa, serão mantidas. Todos os alunos receberam em dezembro 2020 um conjunto de atividades que continuarão a ser utilizados agora em 2021.
*O estudante pode optar por voltar à escola quando quiser?*
Para retornar ao estudo presencial, os responsáveis pelos estudantes devem procurar a escola e informar o retorno com 15 dias de antecedência.
*Qual a quantidade máxima de estudantes que as escolas poderão receber por dia? Como será a distribuição de alunos por sala?*
A quantidade por escola vai depender da infraestrutura de cada uma. Por isso, o escalonamento. As escolas poderão receber diariamente o máximo de 50% dos estudantes presencialmente, respeitando as regras de distanciamento social, uso de equipamentos de proteção individual e seguindo orientações de higienização pessoal.
*Como e quando as mãos devem ser higienizadas?*
A orientação é que a escola adote rotinas regulares de orientação de alunos e trabalhadores sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da transmissão do novo coronavírus, com ênfase na correta utilização, troca, higienização e descarte de máscaras de proteção facial, bem como na adequada higienização das mãos e de objetos, na manutenção da etiqueta respiratória e no respeito ao distanciamento social seguro, sempre em linguagem acessível para toda a comunidade escolar.
*É obrigatório o uso de máscara o tempo todo? A escola fornecerá máscaras?*
Sim, o uso de máscara é obrigatório durante toda a presença dos estudantes e professores no ambiente escolar. Professores, estudantes e servidores receberão equipamentos e produtos de higienização necessários para sua segurança, como máscaras. Estarão disponíveis álcool, termômetros e produtos de limpeza, entre outros. Os alunos que preferirem trazer a máscara, devem levar no mínimo duas.
*Como será o monitoramento e a implementação dos protocolos de segurança?*
Existe uma comissão multidisciplinar que fará o acompanhamento do cumprimento do protocolo.
*Qual é a distância a ser mantida entre as pessoas?*
A distância mínima entre estudantes, professores e servidores é de 1,5 metro com máscara e 2 metros quando estiverem no refeitório.
*O que alunos, professores e funcionários devem fazer se apresentarem sintomas de Covid-19 na escola?*
Como haverá monitoramento dos estudantes, professores e servidores, se uma pessoa for identificada com sintomas de gripe no ambiente escolar, imediatamente é conduzida à sala de isolamento. A Secretaria Municipal de Saúde será notificada para que o caso seja avaliado por meio das unidades de saúde municipal.
*Quais as orientações para uso das salas de leitura? Como evitar aglomeração na entrada das escolas?*
Demarcamos o piso dos espaços físicos, de forma a facilitar o cumprimento das medidas de distanciamento social, especialmente nas salas de aula, nas bibliotecas, nos refeitórios e em outros ambientes coletivos.
*Quais os procedimentos para intervalos ou recreios?*
Demarcamos o piso dos espaços físicos, como pátios, de forma a facilitar o cumprimento das medidas de distanciamento social. As escolas vão estabelecer horários alternados de intervalo e recreio para que sejam evitadas aglomerações.
*Como ocorrerá o fornecimento de alimentos e água para os alunos?*
Estão estabelecidos horários alternados de distribuição de alimentos com o objetivo de evitar aglomerações. Também há organização na disposição das mesas nos refeitórios, de modo a assegurar o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, além de utilizar materiais descartáveis, como talheres e copos. Entre as pessoas, a orientação é que cada aluno use sua garrafinha individual para tomar água.
*Como os alunos desenvolverão atividades esportivas na escola?*
As atividades de Educação Física que envolvem contato físico estão suspensas, as aulas devem seguir os protocolos instituídos.
*Quais as diretrizes para alunos com deficiência?*
O atendimento aos estudantes com deficiência é o mesmo dos demais. Porém, para o retorno das atividades presenciais, os cuidados com as medidas sanitárias devem ser conforme orientação médica.
*Alunos com comorbidades podem voltar às aulas?*
O recomendado é não retornar.
- Crianças com problemas respiratórios poderão retornar à escola?
R: Se autorizados pelos médicos e família, sim.
*Alunos que convivem com pessoas com comorbidades podem voltar às aulas?*
Sim. Desde que sigam rigorosamente os protocolos sanitários. Além disso, devem ser autorizados pela família e passar por avaliação médica antes.
*Todos os professores retornarão às salas de aula?*
Os considerados aptos retornarão e terão assistentes de Educação Básica de acordo com a necessidade. Todos os profissionais passarão por avaliação médica e terão a saúde rigorosamente monitorada.
*Qual o procedimento para os pais que optarem não enviar os filhos para a escola?*
Os pais devem comparecer à escola para assinar um termo de responsabilidade.
Texto: Raquel D'ávila; Agnes Xavier
Foto(s):
Publicado em quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021