Neste sábado (30), começam as atividades do Projeto “Poesia nos Trilhos”, que acontecerá em Viana Sede. O projeto é uma realização da Funcultura, por meio do Edital 018/2019 de Produção e Difusão Literária, do Governo do Estado do Espirito Santo, com o apoio da Prefeitura de Viana.
Segundo a proponente do projeto, Rita Rocha, formada em Biblioteconomia, Letras e Literatura, a ideia surgiu a partir de outro projeto chamado “Férias na Biblioteca é Show”, que proporcionava lazer por meio da leitura e tinha como atividade secundária, recitais de poesia na antiga Estação Ferroviária de Viana Sede. “Os praticantes gostaram tanto da ideia, que começaram a fazer empréstimos de livros para ler na estação. Foi assim que nasceu o “Poesia nos Trilhos”, a partir do próprio envolvimento da comunidade leitora”, contou Rita.
A finalidade do projeto é levar conhecimento, valorizar e incentivar a leitura para pessoas de todas as idades e também, contribuir para o crescimento intelectual dos envolvidos.
O evento contará com a presença de Laysimar Rudio, professora de português; Kate Anne do Sacramento Souza, educadora fisicia; Edivânia Fischer, contadora de história e estudante de biblioteconomia; além de um poeta convidado para o sarau.
Confira a programação:
Sábado 30 de Janeiro – Na Estação Ferroviária: empréstimo de livros, oficina de dobradura, dinâmica de grupo, sarau e contação de história.
Sábado 20 de Fevereiro – Na Estação Ferroviária: oficina de criação poética, empréstimo e devolução de livros, sarau, exposição das produções e dinâmica de grupo.
Sábado 13 de Março – Na Estação Ferroviária: empréstimo e devolução de livros, sarau, exposição das produções e dinâmica de grupo.
Sábado 27 de Março – Na Biblioteca Municipal de Viana: exibição de filme com pipoca.
Sábado 17 de Abril – Na Estação Ferroviária: devolução e empréstimo de livros, oficina de leitura e arte de interpretar com tema livre e contação de história.
Sábado 15 de Maio – Na Biblioteca Municipal de Viana: exibição de filme com pipoca e bate-papo sobre a interpretação do filme.
Sábado 26 de Junho – Na Estação Ferroviária: encerramento do projeto com a contação de história, lanche, música, bate-papo com poeta, sarau e dinâmica de grupo.
Ao final, todos participantes irão ganhar livros e também a camisa do projeto.
Para a idealizadora do projeto, Rita Santos, essa iniciativa é fundamental para promover o incentivo à leitura e também, valorizar os espaços culturais da cidade. "Acredito que ações como essas, humanizam os espaços, proporcionam lazer e conhecimento. Além disso, a comunidade começa a perceber e valorizar aquilo que também é dela, e assim, passa a cuidar mais dos monumentos e dos espaços públicos".
Crianças, adultos e idosos podem participar da programação, que acontecerá até o mês de julho, das 9 às 12 horas. A entrada é gratuita e o uso da máscara é obrigatório.
Texto: Mayara Salles
Foto(s): Divulgação
Publicado em sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Atualizado em quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021