Procon Viana orienta sobre compras de final de ano

Dezembro é marcado por um intenso período de compras. Diante de tanta comemoração que reúnem familiares e amigos, é possível observar uma grande movimentação no comércio em busca de presentes de Natal, preparativos para a casa, a ceia e as confraternizações de fim de ano. A fim de orientar os consumidores sobre as compras efetuadas neste período, o Procon Viana preparou algumas dicas para evitar problemas posteriores.  

AVALIE OS BRINQUEDOS                                                                                                    

Na aquisição de brinquedos é preciso avaliar a indicação da faixa etária e as questões relacionadas à saúde e à segurança.

TESTE OS PRODUTOS

Verifique se o produto não possui algum defeito aparente e exija, na hora da compra, o teste dos eletrônicos e demonstração do seu funcionamento.

TROCANDO PRESENTES

Apesar de ser uma prática comum no mercado, saiba que os lojistas não são obrigados a trocar produtos em perfeito estado, apenas porque o consumidor não gostou da cor, do modelo ou do tamanho. Por isso antes de comprar, pergunte sobre a possibilidade de troca do produto, o prazo e as condições para realizá-la.

EXIJA A NOTA FISCAL

Compre somente produtos originais e exija sempre a Nota Fiscal, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

DEU DEFEITO E AGORA?

Se o produto apresentar algum tipo de defeito, o lojista ou fabricante é obrigado a sanar o problema em até 30 dias. Leve o produto à assistência técnica autorizada para reparo e guarde a Ordem de Serviço.

IMPORTANTE SABER

- Os consumidores devem ser informados, por meio de cartazes, sobre as formas de pagamento aceitas pela loja.

- Os produtos devem ser entregues e montados, quando necessário, no dia e na hora pré-estabelecido no ato da compra.

- Não pode ser exigido um valor mínimo para utilização dos Cartões de Crédito e Débito.

- Os lojistas devem cumprir o preço anunciado nas gôndolas e folhetos publicitários.

- O estabelecimento deve disponibilizar “álcool 70%”, controlar a quantidade de pessoas no interior da loja, bem como exigir o uso de máscara.

CANAIS DE ATENDIMENTO

- É PRA JÁ: Avenida Vitória, S/N, Praça Central - Marcilio de Noronha,

- Em caso de recorrer ao atendimento presencial no Órgão é obrigatório o uso de máscara.

- Telefone: (27) 3366-3137 (27) 3343 3294 (9h às 17h – de segunda a sexta).

Informações à população
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Texto: Procon Viana
Foto(s): Divulgação

Publicado em segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

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