Educação abre formações para professores de 1º ao 5º ano

Professores de 1º ao 5º ano das escolas de Viana participaram, na manhã do último sábado (27), da abertura da rodada de capacitações, que seguem ao longo do ano.  A primeira capacitação, com tema “Módulo Introdutório – Currículo para o Ensino Fundamental I”, foi realizada no Teatro Municipal, em Viana Sede, e as demais, que estão tendo o cronograma definido, serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha.

Participaram da qualificação cerca de 100 professores da rede que puderam assistir a palestra ministrada pela Drª Edna Reis, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). De acordo com Dadia Meireles Passos dos Santos e Jomara Karla Soares Danieletto, formadoras da Gerência de Formação do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer, as formações terão como base o tema “Teorias Práticas” e, ao longo das capacitações, os profissionais da rede serão direcionados a refletirem sobre o que pode ser inovado para alcançar melhores índices.

O cronograma para as próximas capacitações está sendo organizado e os temas a serem trabalhados são os seguintes:

– “Concepção de Alfabetização: Alfabetização e linguagem, leitura e produção de texto com sentido e significado

- “Concepção da produção de texto: linguagem, leitura e produção com sentido e significado/ gêneros textuais e a interlocução nas áreas do conhecimento.

– “Organização do Trabalho Pedagógico: o que as crianças devem aprender no Ciclo? Interlocução entre as áreas do conhecimento”.

- “Organização do Trabalho Pedagógico: o que as crianças devem aprender no 4º e 5º ano? A função da escrita na interlocução entre as áreas do conhecimento”.

– “Organização do trabalho pedagógico. O que as crianças devem aprender no Ciclo? Interlocução entre as áreas do conhecimento”.

– “O texto como unidade de ensino e a aprendizagem, leitura com significado, por que é preciso ir além de outros métodos?

- “O texto como unidade de ensino e a aprendizagem, leitura com significado, por que é preciso ir além de outros métodos para a produção de texto?

– “Avaliação e Alfabetizaçã

- “Avaliação e Interdisciplinaridade”

– Seminário Interno

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo