A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (ASCAMAVI) coletou, nos primeiros 6 meses de 2020, quase 70 toneladas de materiais recicláveis. Os dados são positivos, principalmente quando comparados com o ano anterior quando foram coletados pouco mais de 77 toneladas de material. A estimativa é dobrar o resultado do primeiro semestre até o fim deste ano. O resultado pode ser alcançado graças à parceria realizada entre as empresas e a Prefeitura de Viana, através da Secretaria de Meio Ambiente.
Neste momento de pandemia, as empresas com sede no município passaram a entregar os materiais recicláveis de maneira escalonada de acordo com a licença ambiental. Desta maneira, empresas com licenças de final 0 a 5 passaram a enviar o material para a Ascamavi toda primeira segunda-feira e terça-feira de cada mês. Já aquelas com licenças de final 6 a 9, estão enviando os materiais recicláveis toda terceira segunda-feira e terça-feira de cada mês.
O trabalho de manejo realizado pelos catadores também foi modificado por conta do novo coronavírus. Estudos indicam que o vírus da Covid-19 permanece em superfícies por até 5 dias. Por isso, os materiais que chegam na Associação permanecem separados em um baia separada para a quarentena do material por 5 dias. Além disso, todos os catadores receberam equipamentos de proteção individual e coletiva, composto por luvas, face-Shields, lavatórios, disponibilização de álcool 70%, e outros.
A Associação possui papel importante na consolidação da Política Nacional de Resíduo Sólidos (PNRS), pois atuam de forma direta na coleta seletiva, triagem, classificação, comercialização dos materiais recicláveis. A PNRS reconhece o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania”, e corrobora com o previsto pelo Sistema Municipal de Saneamento Básico, instituído pelo plano municipal de Saneamento Básico, Lei nº 2.812/2016.
“A Ascamavi faz parte de um movimento importante para a cidade, através da coleta de materiais recicláveis, seja de porta-a-porta, seja de empresas e órgãos públicos e privados, promovendo, consequentemente, a diminuição da exploração de recursos naturais, tornando estes recursos preservados. Isto está inerente ao que chamamos de sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental”, reforça Juliano Barbirato, Gerente de Fiscalização Ambiental.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Marcus Vinicius Rocha
Foto(s):
Publicado em segunda-feira, 20 de julho de 2020