As equipes da Prefeitura de Viana seguem com o trabalho de orientação e fiscalização aos estabelecimentos que permanecem abertos mesmo após a prorrogação do decreto nº 4626-R do Governo do Estado, que determina até o dia 19 de abril o fechamento do comércio em todo o Espírito Santo. A medida de fiscalização visa evitar o contágio e propagação do novo Coronavírus (Covid-19). A ação foi realizada na segunda-feira (13) pela Comissão Interna de Fiscalização Integrada do município (Coifin) e o trabalho continua nesta terça-feira (14) em demais bairros de Viana.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Ledir Porto, a fiscalização foi realizada nos bairros de Viana Sede, Santa Terezinha, Vila Nova e Bom Pastor. “Vamos dar continuidade ao trabalho também nesta terça-feira (14) com uma ação que visa a orientação nos comércios do município, seguindo todas as recomendações feitas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nossa equipe está percorrendo os locais e orientando quanto ao uso de máscaras, uso de álcool em gel e das medidas de distanciamento social, levando segurança em saúde tanto aos funcionários como para os consumidores. Lembrando que, a orientação está sendo feita nos estabelecimentos que estão autorizados pelo Governo do Estado a funcionar. Aqueles que não estão autorizados, de acordo com o decreto, estamos levando a orientação da prorrogação do fechamento até o dia 19”, ressalta o secretário.
Para evitar a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) em solo capixaba, foi anunciada a prorrogação do prazo de suspensão do funcionamento de centros comerciais (shopping centers) e estabelecimentos comerciais em todo o Estado até o próximo dia 19 de abril, com exceção das atividades em que já havia sido permitida a abertura das lojas desde que cumpridos os protocolos definidos pelo Governo do Estado.
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou também no último sábado (11), a elaboração do mapa de risco para adequação das medidas de distanciamento social, possibilitando a flexibilização na abertura de outros tipos de estabelecimentos comerciais em função do nível de contaminação em determinado município ou região do Estado. O governador reforçou que as atividades da indústria e do setor de serviços não estão proibidas de funcionar, mas devem observar as orientações gerais e específicas para o enfrentamento à pandemia.
Em relação as aulas no Estado, o governador ressaltou a suspensão de atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privadas até o dia 30 de abril, no Estado do Espírito Santo.
Pode funcionar
Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias; comércio atacadista; distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.
Funcionam das 10h às 16h
Lojas de venda de materiais de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores; restaurantes em áreas urbanas.
Não funcionam
Estabelecimentos comerciais; escolas, universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; agências bancárias; concessionárias prestadoras de serviço público; cinemas, teatros e museus; boates e casas de shows; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte; parques públicos.
Serviços de entrega (delivery) podem funcionar sem restrições, para todos os estabelecimentos.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon/Com informações do Governo do ES
Foto(s): Altair Helmer
Publicado em terça-feira, 14 de abril de 2020
Atualizado em terça-feira, 14 de abril de 2020