Mais uma novidade para a Educação de Viana! É que chegaram nesta quinta-feira (02), os novos pares de tênis que vão compor o uniforme dos alunos que estudarão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico Militar João Natalício Alves Pereira (EMEFCM), em Vila Bethânia. A secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário, ressalta a importância desse item que irá compor o uniforme dos estudantes matriculados na escola.
“Os pares de tênis são de fundamental importância, além de contribuir para a segurança de nossos alunos, também vão compor o conjunto do uniforme que integra todo o modelo da Escola cívico-militar”, destaca a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário. A secretária também reforça, que os alunos terão matérias de civismo, ordem unida, de ética e cidadania, além da grade curricular que o município já realiza nas escolas.
“Por se tratar de uma unidade com uma metodologia de ensino diferente das demais escolas do município, foi necessário criar uma portaria que atenda todas as especificidades da unidade. O projeto tem parceria com a Polícia Militar e o corpo docente será composto por professores qualificados para a docência no ensino fundamental, do 1º ao 9º Ano, bem como, de militares com formação pedagógica que preencham os requisitos necessários”, finaliza Luzian.
A obra da Escola Cívico-Militar segue a todo vapor. A equipe de obras está nesta quinta-feira (02), na área externa do prédio, realizando o muro de contenção e finalizando o assentamento da cerâmica. Na parte interna, a equipe dá continuidade a instalação das luminárias e também no contrapiso da caixa d'água.
A escola cívico-militar contará com uma área construída de 2.114,80 m⊃2;. O espaço será composto por um bloco educacional com dois pavimentos e área esportiva coberta. A unidade contará com 10 salas de aula, laboratório, banheiros e demais espaços. A obra faz parte do Programa Municipal de Obras (PMO) e conta com um investimento de mais de R$ 4,5 milhões de reais.
Vagas
Inicialmente, seriam oferecidas à comunidade 400 vagas (200 em cada turno), contudo, com a escolha das séries e distribuição dos alunos por salas vagas, conseguiu-se aumentar em 30% o número de vagas, passando das 400 para mais de 600 vagas, tornando possível absorver com maior facilidade alunos de outros bairros de Viana. Para a seleção dos alunos, primeiramente, foram selecionados os alunos residentes em Vila Bethânia, visto que o bairro não contava com uma EMEF.
Em seguida, foram sorteadas as vagas que ainda estavam liberadas para os alunos de Viana dos demais bairros. Todo esse processo foi realizado com total transparência, em sorteio público amplamente divulgado, realizado no Ginásio de Vila Bethânia. O sorteio foi realizado no mês de fevereiro e conduzido pelo prefeito de Viana, Gilson Daniel, e pela secretária de Educação, Luzian Belisario, com transmissão ao vivo em um telão instado no local e também ao vivo pela página na Prefeitura no Facebook.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Rodolfo Santos
Publicado em quinta-feira, 02 de abril de 2020
Atualizado em quinta-feira, 02 de abril de 2020