Coronavírus: atendimento direto ao público é suspenso na Prefeitura

Para evitar aglomeração de pessoas, diminuindo, assim, a possibilidade de proliferação do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Viana suspende, a partir desta sexta (20), o atendimento direto ao público no prédio da Prefeitura e nos demais serviços que ainda estavam em funcionamento neste modelo. O atendimento continua via telefone. As orientações serão dadas pela Ouvidoria: 0800 707 0001 ou pelos telefones diretos de cada setor (confia abaixo a lista com os números). O Decreto regulamentando esta ação será publicado no Diário Oficial dos Municípios desta sexta.

Já estavam suspensos desde a quarta (18) atendimentos eletivos (de não urgência) da Fisioterapia e Fonoaudiologia, Núcleo de Especialidades, CTA, Tuberculose e Hanseníase e Unidades Básicas de Saúde; os serviços dos CRAS, CREAS, Casa do Cidadão e Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Agência do Trabalho e Centro de Qualificação; e as atividades escolares. A Secretaria de Educação antecipou o período de férias de julho para os dias 23 de março a 05 de abril para diminuir a circulação de alunos. Os serviços eletivos da Saúde seguem suspensos até o dia 27/03. Os serviços essenciais estão mantidos.

Servidores

Os servidores da Prefeitura de Viana com mais de 60 anos de idade, com doenças crônicas, gestantes e lactantes já estão trabalhando home office (de casa) desde esta quinta-feira (19). No Decreto que será publicado nesta sexta, a orientação é que o secretário de cada pasta avalie a necessidade real de cada servidor estar presente no local de trabalho, se o servidor consegue trabalhar home office. Para que não haja exonerações, o Decreto também prevê a redução da carga horária dos comissionados para 30 horas semanais, com redução proporcional de 25% nos salários. 

Orientações

Os Pronto-Atendimentos (PAs) são locais específicos para atendimento de urgências e emergências da Saúde, mas também são locais propensos à contaminação pelo COVID-19. Portanto, só devem procurar o PA ou a UPA pessoas que apresentarem os sintomas do Coronavírus (quadro mais grave), que tenham tido contato com pessoas já infectadas, ou que tenham vindo do exterior nos últimos 14 dias. A orientação da Secretaria de Saúde é para que, antes de procurar um dos serviços de Saúde, ligue para o serviço DISQUE-DÚVIDAS VIANA COVID-19: 27 99953-9497. Profissionais de Saúde estão de plantão 24 horas para orientar a população sobre o que fazer.

Como o vírus age?

Ele penetra pelas mucosas da boca, do nariz e dos olhos e atua, principalmente, nas vias respiratórias. É transmitido por meio das gotículas que a gente libera ao tossir e espirrar. Por isso, é preciso tomar medidas como evitar grandes aglomerações e manter distância de 2 metros de outra pessoa.

Como manter distância do vírus?

- Lave regularmente as mãos até a altura dos punhos com água e sabão ou limpe com álcool (gel ou líquido) 70%;
- Mantenha cerca de 2 metros de distância de pessoa tossindo e espirrando;
- Evite tocar seu próprio rosto (boca, nariz, olhos) sem higienização;
- Higienize com frequência seu celular e objetos de uso pessoal;
- Evite abraços, beijos e apertos de mão;
- Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço descartável. Na falta de lenço, use o antebraço.

Telefones úteis:

DISQUE-DÚVIDAS VIANA COVID-19 (27) 99953-9497
Plantão da Assistência Social: (27) 99713-3679
Plantão Conselho Tutelar: (27) 99818-4446
Centro do Empreendedor de Viana: 27 99641-9365 / 99979-7798
Atendimento Tributário: (27) 21246732 e 21246786

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
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Publicado em sexta-feira, 20 de março de 2020

Atualizado em terça-feira, 16 de junho de 2020

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