Buscando levar mais informações sobre o coronavírus, a Secretaria de Saúde de Viana realizou, na tarde desta quarta-feira (18), uma capacitação sobre o assunto. Desta vez participaram médicos, enfermeiros, dentistas e coordenadores de serviços da rede municipal. A capacitação foi realizada no auditório do Parque Natural Municipal Rota das Garças, em Viana Sede e contou com diversas orientações do médico Rodrigo Cancelieri e da secretária de Saúde de Viana, Jaquelini Jubini como os profissionais devem proceder nas unidades de saúde do município.
Entre os assuntos abordados foram: sintomas, formas de transmissão e prevenção. O médico Rodrigo Cancelieri também frisou sobre o isolamento domiciliar em casos de síndromes gripais. “Em todos os casos de síndromes gripais, sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, deve proceder ao isolamento domiciliar por 14 dias a partir do primeiro dia do início dos sintomas. O paciente que apresentar os sintomas leves deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde e informar a situação, a fim de que orientações e possível visita domiciliar ou agendamento da USB sejam realizados”, explica.
A equipe de Saúde, ao receber a informação de um paciente com relato de sintomas leves, deve realizar a visita domiciliar para avaliação do caso e, se necessário, preenchimento da ficha de isolamento domiciliar e/ou notificação.
“De acordo com a publicação da Organização Mundial da Saúde), pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus com sinais e sintomas que permitem assistência domiciliar devem seguir algumas recomendações. Os pacientes com sintomas leves que procurarem os serviços de urgência e emergência do município, no horário de funcionamento da USB, serão encaminhados para atendimento na USB do território de residência, a partir da Classificação de Risco, a fim de evitar circulação no ambiente e transmissão para pacientes vulneráveis que se encontram em situação de urgência e emergência”, aponta.
Uma das medidas adotadas e criada pela equipe de saúde foi o Disque-Dúvidas Viana COVID-19 (27) 99953-9497 para orientações sobre a doença aos moradores da cidade. “Um profissional de saúde estará disponível 24 horas por dia para atendimento à população”, explica a secretária de Saúde de Viana, Jaquelini Jubini.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Adeyvison Siqueira
Publicado em quarta-feira, 18 de março de 2020
Atualizado em quarta-feira, 18 de março de 2020