Novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu são empossados

Uma reunião em Viana marcou a posse de novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu. A cerimônia foi realizada na última sexta-feira (19), no Centro de Educação Ambiental, no Parque Rota das Garças, Viana Sede, e contou com a posse de representantes do município de Viana e Vila Velha. A representante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Viana, Cintia Cândido Matias Laures tomou posse para vaga titular representando o município.

A posse é referente ao Processo Continuado de Preenchimento de Vagas em Aberto da Plenária 2016-2020 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu. As instituições interessadas em se habilitar para participar do Comitê devem seguir as orientações e atender aos critérios descritos na Deliberação nº 02 de 2017, disponível no site da Agência Estadual de Recursos Hídricos (www.agerh.es.gov.br).

Ainda estão em aberto as seguintes vagas para preenchimento do Comitê: Sociedade Civil Organizada: 01 vaga de titular e 07 vagas de suplente. Já para representante do Poder Público são: 05 vagas de Suplente e para Usuários: 04 vagas de Suplente.

O comitê tem a função de promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia, de articular a atuação das entidades que trabalham com o tema, de arbitrar os conflitos relacionados ao uso da água na bacia e de aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos. Além disso, cabe aos membros estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados.

Saiba mais

Os esforços para a preservação das águas no município tem sido constantes. As ações de conservação por meio do Programa Reflorestar Viana, por exemplo, é uma das frentes de trabalho para garantir a preservação das nascentes do Rio Jucu. Promover o plantio de mudas de árvores nativas, tanto nas proximidades de nascentes quanto na encosta do rio para a preservação da água, é um dos objetivos do programa.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6752
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br