Inovação e tecnologia são as novas ferramentas de ensino no município

Que tal aprender sobre o movimento de rotação da lua, processo de decantação e fórmulas matemáticas com auxilio da tecnologia? Pois é assim, que partir de hoje, os alunos da rede municipal de ensino vão aprender as disciplinas de ciências, geografia e matemática. O lançamento do Laboratório Didático Móvel foi realizada nesta quarta-feira (24), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Orestes Souto Novaes, em Jucu.

O equipamento tem o objetivo de facilitar e proporcionar os estudantes o aprendizado, de forma prática, com uso de ferramentas tecnológicas e, auxiliando, também, o dia a dia dos professores em sala de aulas. “O laboratório veio para somar ao nosso trabalho. Como ele nossas aulas passam a ser mais dinâmicas, pois com a mobilidade da ferramenta é possível dar uma aula fora da sala de aula, o que atrai a atenção dos estudantes e torna mais fácil e divertido aprender”, afirma a professora de ciências da rede municipal, Jaqueline Vilas Boas.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Lazer do município, Luzian Belisario, o equipamento vai tornar as aulas de ciências, geografia e matemática mais dinâmicas e interativas. “As crianças aprendem com mais facilidade quando elas participam do processo de construção das atividades em sala de aula. Então o Laboratório veio auxiliar os professores a transmitir o conteúdo e alunos vão ter a oportunidade de realizar experiências confirmando, assim, o que eles aprendem na teoria, por meio dos livros”, explicou.

E a novidade já despertou o interesse dos alunos e promete ser a grande sensação da sala. Carlos Eduardo Rangel é aluno do oitavo ano da EMEF Orestes e já não vê a hora de aprender com o auxilio do equipamento. “Estou bem ansioso. Já tivemos um primeiro contato com o laboratório e agora aprender vai ficar mais fácil e divertido”, diz.

O prefeito Gilson Daniel participou da cerimônia de lançamento do laboratório e comentou sobre os investimentos já realizados na educação do município que visam à qualidade do ensino. “Estamos realizando muitos investimentos para garantir aos alunos de Viana acesso a uma educação de qualidade. Os laboratórios de ciências são apenas umas das novidades inovadoras que estamos inserindo nas escolas do município”, garantiu.

Educação e Tecnologia

O laboratório Didático Móvel (LDm) não é a única novidade tecnológica na rede de ensino de Viana. Além dos equipamentos que auxiliam nas aulas de ciências, geografia e matemática, as escolas da rede contam, também, com o Sistema de Gestão Educacional, que visa o controle da frequência dos alunos, por meio do ponto facial eletrônico.

Com ele, não há a necessidade de realizar chamadas em sala de aula. Ele ajuda na diminuição da evasão escolar e dos atrasos, otimiza o tempo dos profissionais nas unidades de ensino e garante tranquilidade para os pais, tendo em vista a contribuição deste sistema, também, quanto à segurança dentro das escolas.

“Além de ajudar a diminuir a defasagem escolar, que é algo fundamental, a frequência do estudante poderá ser acompanhada pelos pais, sendo que eles vão saber se o filho está realmente na escola, e qualquer coisa que aconteça, serão comunicados”, concluiu o prefeito.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 2124-6752
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br