Ações preventivas evitam transtornos durante as chuvas

Por conta das chuvas em Viana desde o último sábado (20), a equipe da Defesa Civil está mantendo o monitoramento 24 horas em diversos pontos do município. Mesmo com os 80 milímetros de chuvas registrados até a manhã desta quarta-feira (24) pela Estação de Monitoramento do Incaper em Viana, não houve registros de ocorrências de alagamentos e outros tipos de intercorrências. O resultado é fruto das ações preventivas como a limpeza de córregos, por exemplo.

Além da equipe da Defesa Civil, a Central de Videomonitoramento também contribui com as imagens próximas aos leitos dos rios, auxiliando no controle do nível da água e, também, é um reforço no acompanhamento próximo às áreas de risco. "Estamos focados no monitoramento, acompanhando 24 horas por meio da equipe que permanece de plantão. É importante destacar que todo o trabalho preventivo, feito em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos na limpeza dos rios, é um dos principais fatores para que sejam evitados pontos de alagamentos ", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Ledir Porto.

Recentemente, cerca de três quilômetros do córrego em Viana Sede, que corta o loteamento Verona e segue até Nova Viana, recebeu limpeza. A equipe em seguida passou por Areinha e, agora, está fazendo a limpeza do córrego que corta Nova Bethânia. A ação visa a retirada de entulhos do local para evitar a proliferação de insetos, ratos e enchentes na região no período de chuvas. O trabalho segue em toda a extensão e passará, também, por Campo Verde.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Rurais de Viana, Cézar Lázaro, é importante, também, que a população contribua com a limpeza não jogando lixo em locais impróprios e, preferencialmente, que deposite o lixo na rua nos dias e horários já programados para a coleta feita nos bairros. “Estamos mantendo a limpeza da cidade em dia, inclusive aos finais de semana. Nosso esforço é para garantir uma cidade limpa e, também, a prevenção a estes períodos chuvosos”, explicou.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 2421-6752 / 9 9822 2540
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540