A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana, a capacitação dos profissionais da Unidade de Viana Sede, para a implantação do Prontuário Eletrônico nas Unidades de Saúde do municipio. O Prontuário é uma ferramenta que tem como objetivo melhorar o atendimento público nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça (21), participaram da capacitação os profissionais que realizam o atendimento na recepção da Unidade de Viana Sede, enfermeiros e psicólogos. Na segunda-feira (20), participaram médicos, técnico de enfermagem e dentistas.
Na Unidade de Saúde de Viana Sede, o Prontuário Eletrônico já estará funcionando a partir desta quarta-feira (22). Na próxima semana, a capacitação será voltada para os profissionais da Unidade de Saúde de Vila Bethânia. A intenção é expandir para as demais Unidades de Saúde do município.
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini, o prontuário eletrônico permitirá que os profissionais consultem o histórico do paciente, com informações de diagnósticos, atendimentos e marcação de consultas, exames e medicações passadas. “Além do fato de melhor conhecimento do histórico do paciente, o que permite segurança e maior eficiência nos tratamentos adotados, já que em qualquer lugar que ele receber atendimento, terá as informações registradas”, disse a secretária.
Ela acrescenta, ainda que, além da importância da consolidação dos dados, o prontuário eletrônico vem da necessidade da adequação à normatização do Ministério da Saúde, trazidos pelas portarias do novo financiamento do Sistema Único de Saúde e de incentivo à informatização da Atenção Básica publicadas no ano de 2019. “Atendidos os critérios estabelecidos, poderão representar aumento de recurso ao município”, aponta a secretária.
Já a coordenadora da Unidade de Saúde de Viana Sede, Neuza Hastenreiter, explica que o prontuário será muito importante, pois levará mais agilidade no atendimento. “Com o prontuário, todos os dados do paciente serão cadastrados no sistema, trazendo mais agilidade para os profissionais da saúde. Além disso, para o paciente também será importante, pois ele sairá daqui com a certeza e segurança que sua consulta foi agendada”, ressalta Neuza.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon
Publicado em terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Atualizado em terça-feira, 21 de janeiro de 2020