A bebida mais querida do país foi o principal ingrediente para produção de doces, bolos entre outros quitutes durante o encerramento do curso de “Culinária do Café”, realizada de sábado (20) até esta segunda-feira (22), no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede. O curso foi oferecido pela Prefeitura de Viana em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
E as delícias aprendidas durante os três dias do curso serão as novas apostas para a geração de renda para família de Mirian de Almeida, moradora de Nova Viana. Ela que é uma das alunas participantes conta que pretender fazer desses ensinamentos a nova fonte de renda da família. “Quero investir no ramo de culinária e fazer desse ramo uma fonte de renda pra mim e minha família. Já participei do curso de “Doces Cristalizados” e, agora, do curso de “Culinária do Café”, afirma.
Além dela, dona Zélia da Silva, moradora de Vila Bethânia, também é uma das alunas que pretende colocar em prática tudo que aprendeu ao longo do curso para ganhar uma renda extra. “Estamos aprendendo receitas ótimas com café e que vão auxiliar a uma renda extra ao término do curso”, disse.
A instrutora do Senar, Jocélia Aparecida dos Santos, conta que, durante as 24 horas de capacitação, os alunos participaram de aulas teóricas sobre a higienização, boas práticas na manipulação de alimentos, noções sobre qualidade de café, características e preparação básica do café e aulas práticas com receitas culinárias à base de café. “O curso aborda desde o manejo do café até receitas com o fruto”, explicou.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social de Viana, Ledir Porto, a expectativa é de que mais de cinco mil moradores serão capacitados ao longo de 2017 no Centro de Qualificação. “O objetivo do Centro de Qualificação é oferecer capacitação, auxiliando na geração de emprego e renda para os moradores do município. Aliado ao Centro de Qualificação está a Agência de Emprego. As duas são unidades do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar”, disse.
Nossocrédito Viana
E, para fomentar o empreendedorismo entre os participantes dos cursos que são oferecidos no município, a equipe do Programa Nossocrédito de Viana esteve, na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Qualificação Profissional, realizando a apresentação do programa para os alunos do curso de “Culinária do Café”. Durante a apresentação, os agentes de crédito deram orientações para formalização do empreendimento, ampliação do negócio com auxilio de empréstimos oferecidos pelo programa.
O Nossocrédito é um programa do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Banestes, Prefeituras e governo do Estado, que oferece crédito para empreendedores formais ou informais que já iniciaram o seu negócio para realizar compra de mercadorias, matéria-prima, máquinas, equipamentos, entre outras finalidades.
Em Viana, o Nossocrédito se destaca pelo volume de crédito liberados nos últimos anos de programa. O acumulado concedido de janeiro de 2013 a março de 2017 chega aos R$ 12 milhões e a somatória de créditos aprovados desde quando o programa iniciou suas atividades no município em 2003 já ultrapassa os 20 milhões. Em 2017, somente nos três primeiros meses do ano, mais de R$ 600 mil em operações foram realizadas no município. Um aumento de 63% em comparação ao mesmo período do ano de 2016.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 2124-6752
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Vinícius Nascimento
Publicado em segunda-feira, 22 de maio de 2017
Atualizado em segunda-feira, 22 de maio de 2017