A estação mais quente já chegou! Muito além do lazer, a estação requer atenção e alguns cuidados especiais. Sol, praia, piscina, calor. Essas são algumas das palavras que vêm à mente quando se fala em verão. É uma época em que se costuma aproveitar mais os espaços ao ar livre, mas que, sem os devidos cuidados, também pode causar problemas à saúde. Para se proteger dos males que a estação mais quente do ano pode trazer, confira algumas dicas de cuidados especiais para usufruir do lazer com mais segurança.
- Hidratação e alimentação
Cuidados com a alimentação são fundamentais, principalmente nos períodos em que as temperaturas ficam mais altas. Refeições leves e regulares, preparadas com ingredientes frescos, frutas e legumes da estação proporcionam uma alimentação equilibrada e de fácil digestão. A maior preocupação no verão é com a desidratação, pois, com as altas temperaturas, há aumento da transpiração. É importante beber líquidos regularmente, porque a sede já é o primeiro sinal de que o corpo está desidratado. Água, água de coco natural, água saborizada com frutas e chás gelados preparados por meio de infusão são excelentes aliados.
- Proteção
A exposição solar é muito intensa no verão e, por isso, é preciso muitos cuidados para evitar queimaduras e doenças de pele. Algumas das dicas mais importantes são usar bloqueador solar diariamente com proteção UVA e UVB, aplicando 30 minutos antes de sair de casa e reaplicando, no mínimo, a cada duas horas; usar chapéu e óculos e, na praia, guarda-sol e evitar a exposição solar prolongada das 10h às 16h.
- Aedes aegypti
Por conta das chuvas e do calor, o verão é a época do ano em que o mosquito Aedes aegypti mais se prolifera. Para combater o mosquito e evitar a dengue, zica e chikungunya, algumas ações simples devem ser realizadas: mantenha a caixa d’água sempre com a tampa adequada, remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem de água nas calhas, não deixe água de chuva acumulada na laje, encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta, entre outras medidas.
- Viagens
É importante pesquisar se há riscos de doenças e necessidade de vacinas ou outras medidas preventivas no destino para onde vai viajar. Um médico também pode orientar quais medicamentos e em que quantidade levar.
- De olho nas crianças
Crianças adoram ficar muito tempo na água no verão. Seja na praia, piscina, lago ou até mesmo em uma banheira, não as perca de vista. A incidência de afogamentos nessa época é muito alta. Para evitar acidentes, nunca deixe uma criança sozinha na banheira, coloque sempre boias nas crianças e as ensine a nunca nadarem sozinhas, além de não mergulhar de cabeça sem conhecer a profundidade do local.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Com informações do Ministério da Saúde
Foto(s): Divulgação
Publicado em domingo, 29 de dezembro de 2019
Atualizado em domingo, 29 de dezembro de 2019