Agente comunitária faz caixas que ajudam na organização de remédios e transforma vida de pacientes

O trabalho da agente comunitária de Saúde, da Unidade de Canaã, Andressa Grassi, tem feito a diferença na vida de muitos pacientes. Com uma ideia bem criativa, ela tem auxiliado os pacientes que não sabem ler, a tomar os medicamentos nos horários corretos. Trata-se do projeto “Autocuidado personalizado” da Secretaria de Saúde. Para isso, ela confeccionou caixinhas personalizadas com materiais recicláveis para separar os remédios, facilitando assim a vida dos pacientes.

“A ideia surgiu diante das dificuldades dos pacientes que não sabem ler e, até mesmo, para ajudar na organização dos comprimidos. A caixinha é personalizada e organizada de acordo com o nome de cada remédio. E, em cada um, utilizo desenhos para que o paciente possa tomar o remédio nos horários corretos” garante a agente de Saúde Andressa.

Ela também explicou mais detalhadamente como é feita essa separação, garantindo assim que o paciente não troque o remédio nem o horário a ser utilizado. “Uso o desenho de um sol para o remédio ser tomado pela manhã e o desenho de uma lua para o período da noite. Quando o remédio é antes do almoço, coloco um pratinho vazio e, após o almoço, coloco o pratinho cheio”, conta.

O objetivo é auxiliar na qualidade de vida do paciente de acordo com sua necessidade. A vida da moradora de Canaã, Corina Ferreira Marques mudou depois que passou a utilizar a caixinha e a tomar os remédios nos horários corretos. Ela toma quatro tipos de remédios para pressão alta e tireoide. Antes da organização dos remédios, Corina trocava a ordem e errava os horários que os remédios deveriam ser tomados.

Desde fevereiro de 2018, Andressa passou a acompanhá-la com os medicamentos, e, seguir com o tratamento, ficou bem mais fácil com o auxilio da caixinha. Hoje, a organização dos comprimidos faz toda a diferença na saúde dela.  “Antes eu trocava todos os remédios e horários. Cheguei a parar no hospital e fiquei internada. Com a ajuda desse trabalho que ela realiza, minha saúde está muito melhor. Até zumba estou fazendo”, conta ela animada.

As caixinhas são personalizadas de acordo com a necessidade de cada paciente e são confeccionadas com materiais recicláveis e doados por amigos, familiares e pacientes. São caixinhas de leite, sapatos, tecidos e fitas. Ela conta que está feliz com a proporção que o trabalho tem feito na vida dos pacientes.

“É gratificante saber que estou podendo ajudar de alguma forma, e ver que o paciente está feliz e melhorando é a minha felicidade também”, destaca. O projeto também foi apresentado pela equipe da Secretaria de Saúde de Viana durante o 15° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, no Mato Grosso, no mês de julho.

Projeto concorre ao Inova Viana 2019

A Prefeitura de Viana tem buscado incentivar as práticas inovadoras no município. O projeto “Autocuidado personalizado” é um dos projetos finalistas do Prêmio Inova Viana 2019. Por meio de ações de sensibilização, capacitação, orientação técnica, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inova Viana quer contribuir para a modernização da administração pública e para a valorização do servidor.

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon

Publicado em segunda-feira, 06 de janeiro de 2020

Atualizado em segunda-feira, 06 de janeiro de 2020

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915