Biodiversidade é tema de aula no Parque Rota das Garças

As crianças da turminha de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes tiveram uma aula diferente nesta sexta-feira (19). Eles passaram a manhã no Parque Rota das Garças. Participaram de palestras, fizeram trilhas e observaram a flora e a fauna existentes no local. Essas atividades fazem parte da ação em comemoração ao Dia da Biodiversidade.

Após a primeira palestra sobre preservação e a importância da coleta seletiva, as crianças foram desafiadas a observarem os pequenos detalhes que rodeiam o Parque e, ao final, fazerem uma análise para o restante da turma. “Aprendemos que podemos conservar mais a natureza e não jogar lixo no chão, nem desmatar”, disse a pequena Anna Beatriz Oliveira Salaroli. Seu companheiro de grupo, José Pedro dos Santos Balestrero Silva, completou, “encontramos uma minhoca embaixo de um tronco, se a gente tirasse o tronco dalí, ela não ia conseguir retirar os nutrientes necessários para sobreviver”.

O objetivo da ação é de gerar proximidade com a diversidade vegetal que há no local. “A ideia é sensibilizar os estudantes quanto à percepção do que é biodiversidade”, disse a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Cíntia Cândido Laures. Também foi apresentado para eles formas de reaproveitamento da água da chuva e sobre a compostagem.

Os amigos João Paulo Cabral de Oliveira e Lara Luiza Silva de Paula aprenderam direitinho o que foi passado. “Acho que cada um deveria fazer sua parte e ajudar a cuidar do meio ambiente”, disse Lara. “Não podemos jogar lixo no chão, pois os animais podem comer e morrer”, completou João Paulo.

Educadores do ‘Instituto Últimos Refúgios’, de Educação Ambiental, também foram convidados para ministrar a última parte da ação. As atividades são uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMMAR) e de Educação, Esportes e Lazer (SEMEEL).

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6752
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br