Viana participa de ação de Combate à Exploração Sexual Infantil

Conscientizar a população sobre a realidade da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes no Estado, essa foi a proposta da ação realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma campanha educativa em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quinta-feira (18). A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Viana distribuíram folders com orientações sobre a importância do tema e alertaram os motoristas sobre as formas e os canais de denúncia.

A ação aconteceu em três pontos distintos da Grande Vitória: nos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Viana e da Serra, e BR 262, na Ceasa, em Cariacica. Os folders educativos trazem dicas para proteção de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de um processo de socialização e educação com direitos e respeito.

Durante a ação, a assessora técnica da Proteção Especial de Viana, Emanuelle Mendes Secatto, explicou aos motoristas como realizar a denúncia. “Quando há suspeita de violência sexual, é importante acionar uma das instituições que atuam na investigação, diagnóstico, enfrentamento e atendimento à vítima e suas famílias. A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso país. Procure identificar onde estão os problemas. Leve em conta o ponto de vista da criança”, explica.

18 de maio

É uma data nacional dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo desse dia é despertar o olhar e o engajamento da sociedade à causa para minimizar os riscos de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes no país.

Onde denunciar?

Conselhos Tutelares, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (PJDIJ), 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) e o Dique 100 (Disque Direitos Humanos).

Disque Direitos Humanos – 100

Polícia Militar – 190

Polícia Rodoviária Federal – 191

Polícia Federal – 194