O serviço de coleta seletiva porta a porta realizado no município de Viana pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (ASCAMAVI) será ampliado para mais dois bairros, são eles: Marcílio de Noronha e Viana Sede. Atualmente o recolhimento é feito em oito bairros: Caxias do Sul, Arlindo Villaschi, Areinha, Nova Bethânia, Morada de Bethânia, Vila Bethânia e Campo Verde. Por mês, cerca de 17 toneladas de material é recolhido no município.
Além dos bairros, as empresas licenciadas dentro do município são condicionadas a destinar seus resíduos para a ASCAMAVI. Todo material reciclável recolhido pela associação é levado para o galpão, onde é separado e a venda deste material gera renda para os membros da Associação. O serviço é contratado pela Prefeitura de Viana, que fornece o caminhão e custeia o aluguel do galpão, sede da associação.
A quantidade de resíduo coletado porta a porta realizado pela ASCAMAVI, chega a uma quantidade de aproximadamente 2 mil toneladas por mês. Já a coleta realizada junto às empresas está em torno 15 mil toneladas por mês. O serviço de porta a porta é realizado nas segundas, terças e quintas-feiras.
O secretário de Meio Ambiente Devanir Ferreira explica a importância que coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. “O trabalho é essencial para manter a cidade mais limpa e longe de infecções e doenças contagiosa, auxiliando na preservação de plantações e animais marinhos ou terrestres e ainda proporciona uma renda para os membros da associação de catadores do município”, destaca.
Outra frente de trabalho que vem auxiliando na limpeza e na conscientização do descarte irregular de lixo e entulho é a legislação municipal “Disque Sujão”. Por meio de ações de orientação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente percorre as ruas da cidade com folhetos informativos sobre o modo correto de descarte desses materiais e alerta sobre a legislação municipal que prevê multa.
O secretário detalha como a legislação do Dique Sujão funciona. “No primeiro momento, os fiscais estão passando nas casas para orientar os moradores, registrar as infrações. Posteriormente, o morador que não respeitar a lei será notificado e terá o prazo de dez dias para resolver o problema. Após esse prazo, se o morador não recolher o entulho poderá ser multado”, finaliza.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Divulgação
Publicado em quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020