A 'mãe' que abraça a 'Associação Alegria de Viver'

Existem vários tipos de amor, assim como podemos enxergar vários tipos de mãe. Esse é o caso de dona Maria da Penha Lourenço, mais conhecida como ‘Mariazinha’, que é a mãezona da Associação Alegria de Viver, em Jucu, onde ela trabalha com as artesãs da Inclusão Produtiva. Ao todo, 14 pessoas frequentam as oficinas, sendo nove mulheres. Esse exemplo que carrega dona Mariazinha, de ser mãe social da associação, está estampado na Exposição Fotográfica 'Mães de Viana', na Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede.

Mãe social

A iniciativa de dona Mariazinha "adotar" o trabalho na Associação Alegria de Viver, veio por meio da Universidade Aberta da 3ª Idade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). “Fiz o curso na UFES e senti que tinha que fazer algo para o meu município. Abracei essa ideia, que pra mim é uma alegria, por isso dei o nome de 'Associação Alegria de Viver”, explicou Mariazinha.

O grupo se reúne todas às terças-feiras para as oficinas, de 14 às 17 horas, e, lá, produzem com garrafa pet, saias, bordados entre outros produtos. A renda arrecadada pelo Bazar, realizado por eles é todo revestido em material para que possam produzir mais. Além disso,  o trabalho é muito importante para o desenvolvimento dos idosos e para a saúde mental e física. “Todo mundo precisa de uma mãe, alguém para orientar e eu fiz isso”, completou.

Exposição 'Mães de Viana'

A exposição Fotográfica ‘Mães de Viana’ está aberta à visitação na Galeria de Artes Casarão, em Viana Sede, até o dia 09 de junho.  A Ao todo, são 13 mães homenageadas e que foram fotografas pelo idealizador da exposição, o fotógrafo da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, Augusto Sodré, em importantes espaços da cidade e alguns dos principais pontos turísticos de Viana. “A ideia é homenagear todas as mães, por meio de dessas 13 mulheres fortes, guerreiras e com história de amor incondicional por seus filhos”, explica Augusto.

Serviço:

Dia: Segunda a sexta-feira, até dia 09 de junho

Horário: de 10h às 17 horas

Local: Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6752
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br