A mãe que carrega os traços da cultura quilombola está na Exposição 'Mães de Viana'

Lea dos Reis Garcia tem um amor incondicional por seus dois filhos e pelo lugar onde mora, Araçatiba, comunidade que é o berço da história de Viana. Um sentimento que reflete em seu sorriso. “Ser mãe é uma dádiva de Deus, é você dar sem querer nada em troca. Sentimento por filho é sem explicação. No momento que descobri que seria mãe pela primeira vez, meu mundo mudou, até a forma de respirar mudou. Hoje eu vivo pra eles!”

Moradora de Araçatiba e integrante da banda de congo fundada pela sua bisavó, Leia carrega parte da história de sua família nas danças das músicas que ecoam dos tambores. “A nossa comunidade e a nossa banda são herança da nossa bisa. A gente tem que cultivar e passar para os nossos filhos, assim como faço com os meus”, disse Lea.

Exposição 'Mães de Viana'

Lea é uma das mães homenageadas na exposição fotográfica ‘Mães de Viana’, que está aberta à visitação na Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede, até o próximo dia 09 de junho.

Ao todo, são 13 mães homenageadas e que foram fotografas por Augusto Sodré, fotógrafo da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Viana em importantes espaços da cidade e alguns dos principais pontos turísticos da região. “A ideia é homenagear todas as mães, por meio de dessas 13 mulheres fortes, guerreiras e com história de amor incondicional por seus filhos”, explica Augusto. A exposição foi aberta na última quinta-feira (11).

Serviço - Exposição 'Mães de Viana'

Dia: Segunda a sexta-feira, até dia 09 de junho

Horário: de 10 às 17 horas

Local: Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede