Projeto que combate à violência contra a mulher é lançado em Viana

A Prefeitura de Viana deu um importante passo o combate e na prevenção da violência doméstica contra a mulher. A Secretaria de Defesa Social em parceria com a Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (03) a cerimônia de lançamento do projeto “Homem que é Homem”. A solenidade contou a presença da chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Claudia Dematté, o secretário de Defesa Social de Viana, Coronel Ramalho, o prefeito Gilson Daniel e demais autoridades.

O projeto, criado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (Niev) da Polícia Civil, consiste em realizar encontros com psicólogos e assistentes sociais para fazer com que o autor de violência tenha consciência sobre seus atos, e a Prefeitura tem um papel importante de atuação na sensibilização da sociedade.

“A secretaria de Defesa Social vem se preparando a muito tempo para oferecer esse serviço à sociedade. O projeto é composto por grupos reflexivos, que tem o objetivo de fazer essa mudança dos homens autores de violência. Os encontros são divididos em rodas de conversa, vídeo aulas e palestras, tudo de forma bem didática e divididos em temas como: paternidade, gênero e masculinidade”, explicou a Gerente de proteção a Mulher, Jocimara da Conceição.

Para a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Claudia Dematté, é muito importante que as prefeituras tenham um trabalho de prevenção junto da sociedade. “Estamos muito felizes com essa expansão do projeto Homem que é Homem nos municípios. É extremamente importante que os órgãos tenham essa sensibilidade de entender a importância de se tratar de forma humanizada e diferenciada a questão da violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma vitória que Viana esteja aderindo ao nosso projeto”.

Delegada Dematté ainda explica que o enfrentamento da violência contra a mulher é um rompimento de uma antiga cultura da nossa sociedade e que essa necessidade passou é ter uma maior visibilidade após a criação da Lei Maria da Penha em 2006. “A violência doméstica e familiar sempre existiu, fruto dessa sociedade de cultura machista e patriarcal, que por muito tempo foi silenciosa. Com a lei Maria da Penha tivemos um marco muito grande contra a violência da mulher em todo Brasil e essa lei veio exatamente para criar mecanismos para coibir e prevenir essa violência e também para punir de forma mais rigorosa esses autores”.

O projeto “Homem que é Homem”, implantado pela secretaria de Defesa Social no município, trabalhará com as Polícias Militar e Civil aplicando a repressão nos autores de violência e também a prevenção. Segundo Dematté, a repressão deve ser aplicada em casos em que a vida está em risco. “É importante e necessário trabalhar com a repressão, quando se fala de violência doméstica, para que a mulher não tenha sua vida ceifada, simplesmente por ser mulher, pois o homem acha que tem poder sobre ela. Entretanto, existe uma grande necessidade de se trabalhar com a prevenção, auxiliando na desconstrução desses valores machistas que são passados na sociedade. Os autores de violência são responsabilizados pelos atos e encaminhados para esses grupos de reflexão para que eles entendam a responsabilização de seus atos”, concluiu.

Em Viana, o projeto “Homem que é Homem” será colocado em prática na sede da Secretaria de Defesa Social, no bairro Campo Verde. As reuniões serão realizadas todas as terças-feiras com a equipe de psicólogos e assistentes sociais da Gerência de Proteção à Mulher. Cada ciclo desse trabalho é composto por oito reuniões. Os homens autores ou suspeitos de violência serão intimados pela delegada da Delegacia da Mulher de Viana, Dr. Ana Carolina.

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Giuliana Dias Gomes
Foto(s): Giuliana Dias Gomes

Publicado em quinta-feira, 03 de outubro de 2019

Atualizado em quinta-feira, 03 de outubro de 2019

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915