Uma viagem no tempo de mais de 500 anos. Essa é a proposta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Araçatiba que tem promovido uma atividade diferente com os alunos da escola. Os estudantes são guias mirins onde apresentam a história da comunidade quilombola por meio de um passeio turístico. A ação faz parte da atividade “Araçatiba Patrimônio e Cultura: eu faço parte dessa história”.
E na manhã desta sexta-feira (04), foi à vez dos alunos da EMEF Marcílio de Noronha participarem dessa viagem na história de Araçatiba. Assim que chegaram ao local, a diretora da EMEF Araçatiba realizou a apresentação dos guias mirins. “Dentro da máquina do tempo, realizamos a primeira parada em frente ao campo onde as crianças explicam que naquele local havia uma passagem de rio que saia até vitória. No local também são apresentadas as ruinas que existem no local” afirma a diretora.
Na sequência, eles seguiram para a “árvore que chora”. Uma lenda local que diz que uma mulher morreu após o parto e o marido não quis cuidar do filho e o enterrou próximo à árvore. “Segundo a lenda, dizem que em determinado horário se escuta o som de uma criança chorando. Em seguida, foi apresentado o sítio arqueológico 1 que é a barreira de cerâmicas, onde os guias explicaram como era feita as cerâmicas naquela época”, detalhou a diretora.
Outra parada foi em frente à placa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), mostrando que aquele local faz parte do patrimônio do IPHAN. Continuando a viagem, os alunos explicaram sobre a Pedra de Araçatiba. Em seguida, a parada foi no patrimônio histórico, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, tombado pelo IPHAN. Na igreja, a os guias mirins explicaram sobre os restos mortais que se encontram guardados no local.
Encerrando o passeio, já na quadra da escola, os guias explicaram sobe os instrumentos musicais do Congo, uma das mais tradicionais expressões culturais de Araçatiba. A viagem se encerrou com uma apresentação do Congo na quadra da escola.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Giuliana Dias Gomes
Publicado em sexta-feira, 04 de outubro de 2019
Atualizado em sexta-feira, 04 de outubro de 2019