A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede, realizará nesta quarta-feira (25), às 16h30, o "Coral de Libras" que visa celebrar o Dia do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro. O Coral será apresentado pelos professores para todas as turmas da escola.
Um projeto que tem promovido à inclusão social por meio da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, é uma das ações desenvolvidas pela Escola Padre Antunes com o objetivo de expandir a Libras. É o ‘Sólibrando no pas’ que tem oferecido aos estudantes das turmas do 1º ao 5º ano, o contato inicial com a Língua, tornando o espaço escolar um ambiente cuja cultura surda alcança de forma bilíngue mesmo aqueles que não possuem nenhuma deficiência. Na Escola também é desenvolvido o projeto “Libras mãos que transformam” com o auxílio da professora Jessica Aranha Volpato.
Ao receber a primeira aluna surda na Escola Padre Antunes, Izadora Chagas de Oliveira, houve a necessidade de disseminar a língua na comunidade escolar. Os alunos passaram a ter também o contato com a língua por meio da aluna, o que despertou também o interesse pela Libras, contagiando todos os alunos. A partir daí, surgiu a ideia do concurso de soletração ‘Sólibrando’ onde os alunos são estimulados a soletrarem ou sinalizarem em Libras as palavras e conteúdos que aprenderam durante o ano nas aulas.
Segundo o coordenador do projeto, Warlen Carlos dos Santos, com o apoio da escola, foi possível desenvolver atividades de acompanhamento pedagógico, e desde que a atividade passou a fazer parte do dia a dia dos estudantes, os alunos tiveram uma melhora significativa do desempenho e comportamento.
“Os alunos passaram a ter outra visão de respeito. Eles aprenderam que a limitação não traz nenhum prejuízo, pelo contrário, é uma nova maneira de aprender e socializar. Além disso, as atividades proporcionaram aos alunos momentos de tomada de decisão, não apenas com a aluna surda, mas com qualquer usuário da Libras”, explicou Warlen.
A gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti, explicou a importância de trabalhar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Um dos objetivos é de trabalhar a Língua com todos os alunos para que eles consigam se comunicar com os alunos surdos, garantindo assim, a inclusão dos estudantes com deficiência auditiva e disseminando a cultura surda”, destaca.
Serviço:
Coral de Libras
Dia: Quarta-feira (25)
Horário: 16h30
Local: EMEF Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Divulgação
Publicado em terça-feira, 24 de setembro de 2019
Atualizado em terça-feira, 24 de setembro de 2019