Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de “Setembro Amarelo”. Entre as principais causas do autoextermínio está a depressão. Em Viana, o Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde oferece atendimentos em Psicologia e Serviço Social para os moradores que precisam de atendimento com esses profissionais. De janeiro a agosto de 2019, cerca de 750 pessoas já foram atendidas pelo Programa de Saúde Mental com sintomas de depressão.
Os atendimentos são realizados nas Unidades de Saúde mediante encaminhamento médico. A subsecretária de Atenção Básica do município, Maria Angélica Callegario, explica como funciona o fluxo de atendimento dos pacientes. “A equipe da Unidade de Saúde mais próxima do morador faz o encaminhamento e a própria Unidade agenda para uma das três Unidades onde o serviço é oferecido (Marcílio de Noronha II, Viana Sede e Vila Bethânia) conforme acesso mais fácil para o paciente”, destaca.
Dentre os serviços ofertados pelo município, estão: acolhimento pelo serviço social, atendimento psicológico individual para pessoas a partir dos 05 anos de idade, visita domiciliar do psicólogo e do assistente social, quando solicitada pela equipe de saúde; atendimento psiquiátrico e neurológico; dispensação de medicamentos psicotrópicos com receita médica; transporte sanitário, em caso de internação compulsória.
A subsecretária informa ainda que na Unidade de Saúde de Viana Sede, há dois grupos em funcionamento. São grupos de crianças, na faixa etária de 6 a 8 anos de idade, geralmente encaminhadas pelas escolas municipais ou pelo neurologista (que atende no município), comumente por questões comportamentais na escola ou no ambiente familiar.
Ações do Setembro Amarelo
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Viana estará realizando ações de conscientização quanto a este importante tema. Entre as atividades preparadas pela Unidades de Saúde estão palestras, orientação e apresentação nas escolas da rede municipal de ensino.
“Diante de uma época atribulada, quando as pessoas correm muito e dedicam pouco tempo ao outro e especialmente a si próprio, com um número de pessoas com adoecimento mental em crescimento, o trabalho da equipe de Saúde Mental do município vem contribuindo positivamente para o enfrentamento desses problemas e evitando agravamentos”, explica Maria Angélica.
Para o Setembro Amarelo, foram programadas ações nas Unidades Básicas de Saúde, Núcleo de Especialidades e ainda nas Escolas Municipais. “Neste mês, em parceria com a Secretaria de Educação, estaremos desenvolvendo ações nas escolas, contemplando 2.090 alunos, na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, com foco na valorização da vida”, finaliza.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Divulgação
Publicado em sábado, 14 de setembro de 2019
Atualizado em domingo, 15 de setembro de 2019