Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio de Noronha realizaram uma releitura do livro Gulliver em Lilliput, do projeto da Secretaria de Educação: Minha Biblioteca: Ler, contar, encantar... A professora Simone Francisco da Conceição Siqueira, foi quem trabalhou a atividade com os alunos do 5º ano da turma do vespertino.
De acordo com a professora Simone, a intenção do trabalho foi aguçar o interesse e o gosto pela leitura, e por meio da obra, eles puderam criar e ter o prazer de fazer a sua própria história. “A leitura fala sobre um viajante em alto-mar que passa por uma tempestade. Em seguida ele desmaia e bate com a cabeça. Quando acorda, está rodeado por homenzinhos que o amarram. A partir da história lida em sala, os alunos criaram a própria história, fazendo uma releitura da obra”, explica.
Na história criada por eles, os alunos imaginaram que ele era um príncipe que morava em um palácio. E só poderia permanecer lá se casasse com uma princesa. Se ele não aceitasse todos estariam em situação de perigo. Segundo a pedagoga Fernanda Martins Gonçalves Roza, esse é o terceiro livro trabalhado com os alunos.
“Essa é a culminância de todo um trabalho que vem sendo realizado com as crianças. A culminância desse livro e da leitura que fizeram compartilhada em sala de aula, rendeu um livro lindíssimo no qual os alunos puderam colocar suas expressões por meio da arte ,como pinturas e desenhos. A produção do livro foi toda compartilhada, sendo que, cada grupo ficou responsável em trabalhar uma página do livro”. Os alunos fizeram também um príncipe gigante em um tecido TNT.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon
Publicado em quinta-feira, 05 de setembro de 2019
Atualizado em quinta-feira, 05 de setembro de 2019