Já escolheu o presente do dia das mães? Compre de um microempreendedor de Viana!

O Dia das Mães está chegando e que tal comprar aquele presente especial com  pequenos empreendedores do município? Em Viana, o cenário é propício, sendo que são mais de 3 mil microempreendedores individuais, um cenário amplo na oferta de presentes para a data. A procura de microempreendedores individuais pela formalização tem crescido cada vez mais em Viana. E esse aumento é um reflexo do trabalho desenvolvido no município.

Um exemplo é o Centro do Empreendedor de Viana, que desenvolve diversas ações para garantir facilidades na hora de abrir um empreendimento. Seja com os serviços do Nossocrédito ou na Unidade Móvel do Empreendedor Legal, que, de forma itinerante, percorre as comunidades para atender aos microempreendedores perto de casa, promover orientação e regularizar estes empreendimentos.

Em Viana, atualmente os grandes centros de vendas concentram-se nos bairros Marcílio de Noronha, Universal, Nova Bethânia, Vila Bethânia e Viana Sede. De acordo com a secretária de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Gabriela Siqueira, nessas datas comemorativas, o incentivo à compra com microempreendedores de Viana é uma realidade que é possível de ser feita, diante ao cenário de crescimento dos microempreendedores em Viana.

“Queremos valorizar os pequenos negócios, responsáveis pela geração de empregos e renda no município. Pensando nisso, temos valorizado o empreendedor individual, pois é uma forma de movimentar a economia local, gerar oportunidades, tendo em vista que a base da economia vianense é o comércio”, explica Gabriela.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, são realizadas, de forma gratuita, capacitações e cursos como o Comércio Total e a Semana do Microempreendedor. Resultado disso é o aumento do número de empresas formalizadas no município. De 2013 a 2016 o município teve um aumento de 350% no número de microempreendedores individuais. Em 2012  o número de microempreendedores era de 1.026. Já em 2016 o cenário é outro com mais de 3 mil microempreendedores formalizados.

Nossocrédito

Em Viana, os microempreendedores tem o apoio do Programa Nossocrédito, que tem ajudado quem já iniciou um pequeno negócio, sendo ele formal ou informal, e quer investir na ampliação desta pequena empresa. O início de 2017 apresentou mais de 63% de crescimento superior ao mesmo período do ano de 2016 com mais de meio milhão de reais de créditos aprovados. Somente de janeiro a março de 2017 foram 82 operações aprovadas com o valor de R$ 602.450,00.

O acumulado de créditos concedidos de janeiro de 2013 a março de 2017 chega aos R$ 12 milhões e o acumulado de créditos aprovados desde quando o programa iniciou suas atividades no município em 2003 já ultrapassa os 20 milhões.

Benefícios da formalização

Com a formalização, o microempreendedor garante cobertura previdenciária, segurança jurídica, além de ter contratação com menor custo, isenção de taxas para o registro da empresa e acesso a serviços bancários de crédito. Depois que formaliza a atividade, ele passa a ter CNPJ, o que facilita a abertura de conta no banco e emissão de notas fiscais, por exemplo. Ele também é enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais, como imposto de renda e Programa Integração Social (PIS).

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540