No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Tabaco. Esta data representa uma ótima oportunidade para pensar a respeito dos males causados pelo cigarro e o quanto o tabagismo ainda está presente na sociedade. Em Viana, para auxiliar moradores que necessitam de orientação para prevenção, são realizados atendimentos com grupos de tabagismo em sete Unidades de Saúde.
De acordo com o profissional de Referência Técnica do Programa de Controle do Tabagismo no município, o psicólogo Marcos Bolzan Rodrigues, o Programa teve início em 2013 em Viana e o atendimento era realizado somente na Unidade de Saúde de Vila Bethânia. Hoje, o programa ampliou o atendimento, funcionando em sete unidades como: US Viana Sede, US Soteco, US Vila Bethânia, US Morada de Bethânia, US de Ipanema, US de Marcilio 2 e, recentemente, na US de Canaã. Ele explica como funciona o Programa de Controle do Tabagismo.
“Realizamos uma reunião em uma semana antes para avaliar a condição dos pacientes e o estado de saúde deles como fumante. Assim é criado um vínculo de confiança com o paciente, que é encaminhado para uma consulta médica. E, na semana seguinte, iniciamos a primeira sessão”, afirma.
O psicólogo explica que é oferecido também material didático como apostilas que são entregues gratuitamente a todos os pacientes do programa e um medicamento, que faz parte do tratamento. “Os medicamentos são direcionados somente para os pacientes que fazem parte do programa. O médico realiza uma avaliação do paciente e prescreve a medicação do tabagismo. Mas é bom lembrar que, o medicamente em si não resolve, ele é apenas um apoio, sendo que o tratamento em si é praticamente psicológico”, reforça.
Marcos explica que o programa é baseado dentro de uma teoria psicológica chamada “Teoria Cognitivo Comportamental”, na qual o paciente é levado a adquirir novos hábitos no lugar do tabaco. Todos os encontros são baseados nessa teoria. Ele destaca que a força de vontade dos pacientes é primordial para que se obtenha êxito nos resultados. “Dentro do programa eles encontram força para superar o vício e isso é necessário para que o tratamento seja concluído com sucesso", aponta.
O psicólogo realiza todo o apoio técnico para os enfermeiros e médicos, que executam o tratamento dentro dos programas oferecidos nas Unidades de Saúde no município. A duração do tratamento é de três meses. Sendo que no primeiro mês é feita uma avaliação e mais quatro reuniões semanais (uma vez por semana) de duração de 1h30 cada reunião. No segundo mês é feita duas reuniões quinzenais de manutenção, onde a equipe verifica como está a situação de saúde do paciente. E no terceiro mês é feita uma reunião ao final do mês de manutenção e encerramento.
Os grupos são de geralmente no máximo 20 pessoas. Quem tem interesse em participar, basta ir até uma das unidades de saúde que oferece o tratamento e realizar sua inscrição em um dos grupos que vão iniciar o tratamento. Abaixo segue as unidades que oferecem o tratamento.
Serviço
Programa de Controle do Tabagismo
- US Viana Sede
- US Vila Bethânia
- US Morada de Bethânia
- US Soteco
- US de Canaã
- US de Ipanema
- US de Marcílio 2
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Divulgação
Publicado em terça-feira, 27 de agosto de 2019
Atualizado em quarta-feira, 28 de agosto de 2019