Sim! Essa foi a resposta da comunidade de Vila Bethânia a pergunta feita pelo prefeito Gilson Daniel sobre implantação da primeira escola cívico-militar do Espírito Santo, que ficará localizada em Vila Bethânia. A apresentação do projeto foi realizada no auditório da Igreja Católica Santa Clara de Assis, do bairro e contou com a participação dos moradores. Durante a audiência, o prefeito e a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, apresentaram para a comunidade sobre como vai funcionar o projeto no município.
O prefeito Gilson Daniel falou da experiência que ele e a equipe da Secretaria de Educação de Viana, tiveram durante a visita ao Estado de Goiás, no mês de julho, para visitar dois colégios militares do Estado. “O modelo que vi em Goiás me impressionou. Em uma das escolas que nós tivemos a oportunidade de visitar, vimos o número elevado de alunos aprovados no vestibular. Outro colégio possui o segundo maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país. Com todos esses números, fica nítido que é uma modelo de sucesso e que pode gerar grandes avanços na educação dos alunos da rede municipal de Viana”, destaca o prefeito.
Ele ainda acrescentou. “Vila Bethânia será o primeiro bairro a ter o privilégio que muitos bairros gostariam de ter, onde receberá a primeira escola cívico-militar do Espirito Santo. Vamos ser os pioneiros. A obra da EMEF Vila Bethânia já está em andamento e em breve vamos entregá-la à comunidade”, aponta.
A secretária de Educação, Luzian Belisário explicou o que motivou o município de Viana a implantar a primeira escola cívico-militar do Espírito Santo. “Fomos motivados por modelos de ensino que se destacam pela excelência nos processos de ensino-aprendizagem, favorecendo a formação integral dos alunos. Ressaltamos que os maiores destaques no IDEB, são de escolas militares, e em parceria com a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, buscamos estabelecer uma proposta educacional com alto padrão de organização, disciplina e desempenho acadêmico para todos os alunos”, frisou.
Luzian explicou sobre o corpo docente, matrícula e uniforme escolar do novo modelo. “O corpo docente será composto por professores qualificados para a docência no ensino fundamental, do 1º ao 9º Ano, bem como, de militares com formação pedagógica que preencham os requisitos necessários. A aquisição do uniforme escolar será feita pela Administração Municipal para todos os alunos matriculados e de uso obrigatório com proximidade alusiva aos fardamentos básicos militares. Os critérios para as matrículas serão estabelecidos por portaria específica com data prevista para dezembro de 2019”, finalizou.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon
Publicado em sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Atualizado em sexta-feira, 23 de agosto de 2019