Viana é o primeiro município do Estado a ter um estabelecimento de saúde 24 horas referência no atendimento às vítimas de violência sexual registrado no Cadastrado Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). O Pronto Atendimento de Arlindo Villaschi conta com uma equipe multiprofissional completa e preparada disponibilizada para esses casos de vulnerabilidade conforme exigido pelo CNES.
A equipe composta por farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais é responsável pelo primeiro atendimento das vítimas com realização de exames, prescrição de medicamentos e os devidos encaminhamentos. “A vítima pode procurar o atendimento no PA a qualquer hora do dia que, além do atendimento, é dalí que ela será encaminhada para a polícia ou outras especialidades”, explicou a secretária de Saúde de Viana, Jaquelini Jubini.
Além disso, o município tem um comitê que tem o objetivo alinhar todos os serviços às vítimas de violência, prevenção e cuidados de forma integral entre redes. “Nosso objetivo é juntar todas as equipes responsáveis por, de algum forma, assistir as vítimas de violência e realizar um trabalho em conjunto, para que ele não se perca. Assim, poderemos também trabalhar a prevenção com um olhar mais apurado e com o acompanhamento de todas as vítimas”, concluiu Camila.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Giuliana Dias Gomes
Foto(s): Divulgação
Publicado em sexta-feira, 26 de julho de 2019
Atualizado em quinta-feira, 20 de agosto de 2020