Mais de 300 vagas abertas para cursos no Centro de Qualificação

Viana abre oportunidades de qualificação de graça por meio do Centro de Qualificação Profissional. Já estão abertas inscrições para mais de 300 vagas em cursos gratuitos que serão ministrados no prédio, inaugurado na última semana. Por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), produtores rurais podem se insecrever para 22 cursos, dentre eles os cursos 'Derivados do Leite' e 'Defumados Embutidos', por exemplo, cada um com 15 vagas. As aulas serão ao longo do segundo semestre.

E tem mais cursos com inscrições abertas e as aulas já começam neste mês. Ainda tem vagas para os cursos que começam no início de junho, como os cursos 'Vegetais Desidratados', 'Jardinagem', 'Produção de Doces Cristalizados, Geleias e Conservas' e 'Cerca Elétrica (cerqueiro)'. As isncrições para todos os cursos podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas, na Agência de Empregos de Viana, em Viana Sede.

Outros cursos serão ofertados nas áreas de almoxarife, fotografia, estética e tecnologia. Para estes cursosm o período de inscrições ainda será aberto.

5 mil vagas em 2017

A expectativa é de que o ano seja recheado com as ofertas de vagas. Serão aproximadamente cinco mil vagas ao todo em 2017 por meio de parcerias com o Senar, Findes, UNBB, governo do Estado, por exemplo. O Centro de Qualificação Profissional, localizado em Viana Sede, é uma unidade do Programa de Geração de Emprego e Renda, o Gerar, e o prédio foi todo construído em um espaço que estava há dez anos com uma obra inacabada, inutilizado pela comunidade.

“O objetivo do Centro de Qualificação é oferecer capacitação, auxiliando na geração de emprego e renda para os moradores do município. Aliado ao Centro de Qualificação está a Agência de Emprego, outra unidade do Gerar, que é responsável por direcionar o candidato para as oportunidades de emprego.Lá, cerca de 3.500 pessoas já foram cadastradas, e dessas 200 já foram encaminhadas para oportunidades de emprego. Mais de 160,inclusive, já foram contratadas”, disse o prefeito de Viana, Gilson Daniel.

Prédio

O espaço, que conta com dois andares, é todo equipado com sala de inclusão digital com 17 computadores, mais cinco salas de aula, duas cozinhas todas equipadas para cursos de culinária, além das salas administrativas.O prédio é acessível, tem elevador, piso podotatil e banheiros adaptados. No local também passa a funcionar o CRAS de Viana Sede,que atende a cerca de 5 mil famílias referenciadas na região.

Confira os cursos com inscrições abertas para moradores da área rural (cada um com 15 vagas):

-Derivados do Leite

-Defumados Embutidos

-Jardinagem

-Tratorista Agrícola

-Pães e Biscoitos

-Processamento de pescado

-Sangrador de Seringueira

-Processamento de banana

-Pães e biscoitos

-Cerca Elétrica

-Traba. na Equideocultura - Rédia