É muito comum nos depararmos com quedas de idosos e pensando nisso, foi que o Ministério da Saúde decidiu criar o Dia Mundial da Prevenção à Queda, celebrado no dia 24 de junho. Aproveitando a data de conscientização, a Unidade de Saúde (US) de Universal, realizou na manhã desta quarta-feira (19) uma ação com os idosos no dia de atendimento à Hiperdia.
“Uma vez ao mês realizamos o Hiperdia, que é o atendimento para os hipertensos e diabéticos, para a troca de receitas, orientações de alimentação, uso correto das medicações e acompanhamento das taxas de pressão e diabetes. Como a maioria dos nossos pacientes nesse dia são idosos, resolvemos realizar a ação conjunta”, explicou Raniele Franquilino, enfermeira da unidade.
Todo mês a US de Universal aborda um tema diferente que o Ministério da Saúde preconiza e, dessa vez é o Dia Mundial da Prevenção à Queda principalmente dos idosos. A ação foi realizada na praça em frente a unidade e contou com dicas para a prevenção de quedas, principalmente dentro de casa.
A enfermeira Raniele conta que a maior parte da internação de idosos é por conta de quedas. “30% da população, quando chega aos 65 anos de idade, na fase idosa, começa a ter quedas frequentes. Quanto mais quedas, mais internações precoces acontecem e a maioria das vezes essa queda resulta na quebra do fêmur e até mesmo lesões cerebrais, deixando o idoso mais debilitado”.
Algumas atitudes simples podem ser levadas em conta para prevenir quedas dentro de casa e fortalecer os ossos, tais como:
- Não colocar ressaltos em casa;
- Usar chinelos adequados com tamanho ideal e antiderrapante;
- Usar medicação corretamente;
- Quem usa óculos deve ir ao médico para alterar a lente sempre que necessário;
- Manter a casa bem iluminada;
- Evitar objetos no chão e tudo que possa contribuir para a aqueda do idoso;
- Tomar banho de sol no início da manhã e no final da tarde;
- Praticar atividades físicas.
“A própria Prefeitura disponibiliza atividade gratuita aqui na praça de Universal e pé muito interessante que os idosos participem para o fortalecimento dos ossos, junto com as outras atividades como o banho de sol e o uso de suplementação. E, se necessário, também devem usar muletas e bengalas para auxiliar”, concluiu.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Giuliana Dias Gomes
Foto(s): Giuliana Dias Gomes
Publicado em quarta-feira, 19 de junho de 2019
Atualizado em quarta-feira, 19 de junho de 2019