A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi) tem desenvolvido um trabalho importante para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no município. Além de ajudar a aumentar a conscientização da população em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente, a coleta gera também renda para os participantes que integram a Associação. A Ascamavi processa atualmente cerca de 13 toneladas mensais de materiais recicláveis.
Até o mês de maio de 2019, já foram coletados aproximadamente cerca de 64.138 mil toneladas. Já em 2018, foram coletados aproximadamente 150.000 mil toneladas de resíduos. Hoje, a Associação realiza a coleta seletiva em sete bairros: Caxias do Sul, Arlindo Vilaschi, Nova Bethânia, Morada de Bethânia, Areinha, Vila Bethânia e Campo Verde.
A subsecretária de Meio Ambiente, Dayane Guedes de Moraes ressalta que o objetivo é ampliar a coleta para mais três bairros: Marcílio de Noronha, Viana Centro e Canaã. “O objetivo é que até 2020, a coleta seja feita em todo o município”. Ela ressaltou também a importância do trabalho da coleta seletiva no município e afirma que o trabalho dos catadores tem ganhado outras proporções.
“Eles tornaram-se agentes de desenvolvimento dentro do município, verdadeiros empreendedores. Um dos objetivos é mobilizar toda comunidade envolvida para que possa colher os frutos destas ações sustentáveis no futuro, visto que se sabe que a educação ambiental é uma tarefa contínua e permanente onde seus resultados são atingidos a longo prazo”, destacou Dayane.
Ascamavi
Atualmente, os participantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município de Viana, não precisam percorrer as ruas como era feito antes. Hoje, existe uma equipe, que com um caminhão, recolhe os materiais nas empresas parceiras, nas escolas, nos equipamentos públicos e nas casas de alguns moradores.
Todo o material é levado para a sede, que fica localizada em Nova Bethânia, onde é realizado em conjunto, a separação, prensagem e enfardamento do que foi recolhido. Toda a renda arrecadada com a venda dos materiais é mantida na Associação e dividida igualmente entre os associados.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s):
Publicado em segunda-feira, 10 de junho de 2019
Atualizado em segunda-feira, 10 de junho de 2019