O prefeito de Viana, Gilson Daniel, recebeu na manhã desta segunda-feira (27), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o governador do Estado, Renato Casagrande. Um dos objetivos foi dialogar sobre o projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) que será lançado nesta segunda (27). Em Viana, foi realizado o primeiro teste com a tecnologia que irá unificar cerca de 20 documentos que atualmente são exigidos nas operações de transportes de carga e passageiros realizadas no País. O projeto-piloto será iniciado no Espirito Santo, e em breve estará disponível em todo o país.
A expectativa do Ministério da Infraestrutura é que o DT-e irá reduzir filas, diminuir os custos e o tempo de viagens dos caminhões, que serão fiscalizados de forma mais eficiente nos pontos de fiscalização. O DT-e unifica todos os documentos do transporte, com isso, a fiscalização do pagamento da tabela de fretes será automatizada, e os embarcadores só conseguirão emitir o documento do frete se todos os requisitos estiverem preenchidos corretamente.
Com a nova tecnologia, as informações destes documentos, que precisam ser apresentados pelos caminhoneiros/transportadores nos postos de fiscalização nas rodovias, passam a constar no sistema (DT-e). Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o objetivo é conectar o transportador diretamente ao embarcador. “Vamos acabar com a necessidade de intermediários. O processo atual onera a operação para o caminhoneiro, que sofre com a burocracia e com os altos custos dos serviços de despachante”, explica.
Validação eletrônica
Um chip acoplado ao veículo vai realizar a leitura eletrônica dos dados e permitir que o caminhoneiro siga viagem sem precisar ser parado no caminho e sem a necessidade de apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem. Com o DT-e, que funcionará através de um aplicativo, longas filas serão evitadas, assim como o tempo de parada nos postos de pesagem e nas operações de fiscalização, que hoje somam uma espera de 6 horas em média.
O DT-e terá uma interface simples para o caminhoneiro em um sistema integrado às transportadoras ou embarcadores. Além de melhorar a fiscalização e a segurança nas estradas, a tecnologia vai tornar a logística brasileira mais eficiente.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon
Publicado em segunda-feira, 27 de maio de 2019
Atualizado em segunda-feira, 27 de maio de 2019