A Secretaria de Trabalho e Assistência Social realizou, nesta quarta-feira (22), no Teatro Municipal, uma mobilização de sensibilização da sociedade, para que lutem pela causa em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento contou com uma palestra com a psicóloga Danielly Bart do Nascimento, que falou sobre o tema: Violência Sexual contra Criança e o Adolescente: risco e proteção. O evento é referente à celebração do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O secretário de Trabalho e Assistência Social de Viana, José Luis Oliveira Silva, realizou a abertura do evento e explicou a importância desse debate. “A violência não pode ser algo comum e que a gente entenda que faz parte da sociedade. Não podemos aceitar isso de nenhuma maneira. Para isso, devemos continuar nossa luta pela causa em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, destaca.
A psicóloga Danielly Bart do Nascimento, explica que os números são alarmantes. “Em média são realizadas 50 denúncias diárias pelo disque 100 (denúncias de violações de Direitos Humanos). Em 2018, foram realizadas 76.216 denúncias, desse total 17.093 se referia à violência sexual”, explica.
Outro dado que chamou a atenção e que a psicóloga fez questão de destacar é que a maior parte da violência sexual ocorre no ambiente intrafamiliar – pais, tios, irmãos e amigos próximos à família. Ela ressaltou ainda, as características familiares que compõe o agressor como: abuso de drogas por parte do agressor; presença de transtornos psicológicos; presença de deficiência física da vítima; dependência financeira e emocional da mulher pelo companheiro, entre outros.
Durante o evento, a equipe da Assistência Social realizou uma apresentação relembrando os casos de violência sexual que chocaram o Espírito Santo e o Brasil, como o caso Araceli, Thayná, Cauã e Joaquim. A coordenadora do CREAS/Viana, Vera Lucia de Souza Simões, explicou sobre o tema: Contextualização do Atendimento do Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência do CREAS de Viana.
O dia 18 de maio é um dia de engajamento da sociedade para a luta contra a violência. Essa data é marcada como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pois, em 1973, a menina Araceli Crespo de apenas oito anos, foi raptada, violentada e assassinada. Os culpados nunca foram responsabilizados pelo crime.
Como denunciar?
Caso alguém saiba de algum caso de violência sexual infantil, a orientação é procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, Policia Militar, Federal ou Rodoviária.
Os contatos para denúncias são: Disque 100 / Conselho tutelar de Viana: 3336-5323 ou CREAS 3344-1588
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon
Publicado em quarta-feira, 22 de maio de 2019
Atualizado em quarta-feira, 22 de maio de 2019