Viana tem 81% de redução nos casos de dengue

Viana registra 81% de redução nas notificações dos casos de dengue, referente ao período de janeiro a abril de 2017 com 138 notificações, comparado ao mesmo período de 2016 com 728 notificações. Esses números também são resultado do trabalho de educação continuada realizado pelos agentes de endemia e agentes de saúde da Secretaria de Saúde.

“Outro resultado do trabalho de educação continuada é a conscientização de prevenção da população quanto aos problemas causados pela proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Que também fez muita diferença nos casos”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde, Camila Valder.

A redução também é referente aos casos confirmados de dengue. Enquanto no primeiro quadrimestre de 2016 foram nove casos, neste mesmo período em 2017 não houve nenhum caso confirmado. Camila Valder ressalta a importância da continuação desses trabalhos, “o trabalho dos agentes continua a ser realizado, e vale lembrar à população que não se deve relaxar com os cuidados, e que eles devem ser iniciados dentro das nossas casas”, explicou.

Esse é o período propício para o trabalho de prevenção do Aedes Aegypti, que além de transmitir a dengue, também é responsável por trazer outras doenças como Zika, Chikungunya e febre amarela. Para isso, é importante levar algumas dicas em consideração:

- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

- Não jogue lixo em terrenos baldios.

- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746