Começam ações do Maio Amarelo

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Esse é um dos objetivos principais do movimento Maio Amarelo. E, pensando em  levar a conscientização de um trânsito mais seguro, é que a Prefeitura de Viana, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, em Nova Bethânia, nesta quarta-feira (26), para falar um pouco do assunto e levar essa conscientização desde cedo para os pequenos.  Pela tarde, a equipe esteve na Escola Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha.

A ação contou com a participação do coordenador de Campanhas Educativas do Detran, Ivan Carlini, e do gerente de Departamento de Trânsito da Prefeitura de Viana, Eder Mendonça. De acordo com Ivan Carlini, um dos objetivos é levar desde cedo essa conscientização.

“As crianças são a nossa aposta de um futuro melhor e um trânsito mais seguro. Além disso, a campanha Maio Amarelo visa acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos”, ressalta.

O gerente de departamento de Trânsito da Prefeitura de Viana, Eder Mendonça afirma que a intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Eder explica que outras atividades sobre o movimento serão realizadas no município. “Vamos promover abordagens aos motoristas levando orientações sobre um trânsito mais seguro no dia 24, pela manhã, em frente à antiga CBF, em Areinha. À tarde a ação será em frente à garagem Santa Zita, em Marcílio de Noronha, e, no dia 25, a abordagem será em frente à Prefeitura de Viana pela manhã”, frisa.

As escolas de Viana envolvidas na campanha são: Tancredo de Almeida Neves, em Nova Bethânia, Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, e Padre Antunes, em Viana Sede.  Ivan explicou aos alunos que o movimento Maio Amarelo busca também incentivar a gentileza e a boa convivência para que todos tenham um trânsito mais humanizado e seguro.

A ação aborda seis principais focos de atenção: uso de celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia. A mobilização ocorre em todos os estados do Brasil e em mais 25 países dos cinco continentes.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540