Vigilância Ambiental de Viana faz análise da água das escolas da rede

Para prevenir que os alunos da rede municipal não sejam contaminados por microorganismos na água, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, segue com o trabalho de acompanhamento da qualidade da água, distribuída para escolas do município. Nesta quinta-feira (04), a equipe realizou a coleta da água da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha para análise. 

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Camila Valder, existe um cronograma para as próximas semanas, com o objetivo de realizar a análise da água em todas as escolas, inclusive, as particulares. "Um dos objetivos é realizar o monitoramento da qualidade da água utilizada pela comunidade escolar no município, sendo assim, prevenir doenças de veiculação hídrica como verminoses, cólera, Hepatite A, doenças diarreicas agudas, entre outras", explica. 

Análise da água

André Martins de Oliveira, que é da Referência do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) de Viana, explicou, com detalhes, como é feito o procedimento da análise da água no município.

“Na primeira etapa, fazemos a higienização da torneira com álcool 70% e em seguida deixamos a água correr, de 2 a 3 minutos. Coletamos duas amostras, uma físico-química e outra microbiológica. Em seguida é feita uma identificação da amostra com etiqueta contendo as informações do local. Posteriormente é feita a análise de cloro residual, onde utiliza o reagente que dá a coloração na água, que é feita por meio do método de comparação onde conseguimos determinar o teor de cloro presente. Após esse procedimento, as amostras são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN) para análise”, explica.  

Nas amostras são verificados o residual de cloro, turbidez, PH, cor, flúor, presença de coliformes totais e E.coli – o que indica contaminação da água por fezes. Os resultados são disponibilizados no período de 7 a 15 dias, e de acordo com o resultado é feita novamente outra coleta e uma orientação de recuperação na qualidade da água.

Ainda de acordo com André, o foco principal é monitorar a qualidade da água da rede tratada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) “Toda quarta-feira, são coletadas nove amostras e encaminhadas para o LACEN. Esse trabalho deve ser feito semanalmente para garantirmos à qualidade da água para o consumo humano em nosso município”, aponta André.

Também é orientado, no ato da coleta, sobre a importância da limpeza dos reservatórios de água, limpeza periódica dos bebedouros e troca do filtro dos mesmos, conforme a recomendação do fabricante.

Os critérios para a análise da adequação da água de consumo humano são definidos em legislação pela Portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. Ela estabelece normas e critérios para que os responsáveis pela distribuição de água tratada garantam a sua potabilidade. Define também as ações a serem executadas pelo setor municipal de saúde.

A subsecretária acrescenta que, além da coleta da água para análise, a equipe da Saúde realiza orientações para garantir a qualidade da mesma. "Orientações sobre boas práticas relacionadas à água para o consumo humano são realizadas durante o processo de análise", garante Camila. 

Programa Vigiagua

O Vigiagua é o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da água para o Consumo Humano. As ações são desenvolvidas continuamente e de maneira descentralizada pelas secretarias de Saúde dos municípios, dos estados e do Distrito Federal, e também pelo Ministério da Saúde. O programa visa promover a saúde e prevenir agravos e doenças de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano.  

A Secretaria de Saúde de Viana orienta que caso haja alteração na água que é fornecida (como odor ou coloração diferente da habitual), entre em contato com a empresa responsável pela distribuição da água e/ou com a Secretaria Municipal de Saúde.   

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

 

Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon

Publicado em quinta-feira, 04 de abril de 2019

Atualizado em quinta-feira, 04 de abril de 2019

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915