Quer plantar uma árvore? A Prefeitura te fornece as mudas

Já pensou em contar com um canal de comunicação, onde será possível sugerir, solicitar e contribuir com o plantio de árvores no município? Em Viana, isso é possível por meio do projeto ‘Plante Árvore’, uma ação do Programa ‘Reflorestar Viana’ cujo objetivo é a recuperação de áreas degradadas e nascentes por meio do plantio de mudas.

O cidadão pode entrar em contato pelo telefone 3255-1465 na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e solicitar a visita dos técnicos da equipe para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas naquela área escolhida pelo morador.

A partir da ação ‘Plante Árvore’, um dos objetivos é também incentivar e integrar  os moradores da área urbana do município, incentivando-os no plantio das mudas.  De acordo com a engenheira ambiental de Viana, Gabriela Rossi, após a solicitação feita pelo morador, a equipe vai até o local para avaliar se o terreno é propício para plantios, quais os tipos de espécies para aquela região e se cabe ou não o reflorestamento.

“Após o contato e interesse do morador pelo plantio em sua propriedade, montamos um projeto de recuperação daquela área, verificando a verdadeira necessidade da região. Neste caso, vamos analisar quais espécies do entorno, quais as características da floresta na região, o tipo de solo, e a partir daí, sugerimos as espécies que são adequadas para aquela propriedade”, disse.

Atualmente, o viveiro municipal concentra cerca de 3.500 mudas, entre as espécies, ipê rosa, roxo e amarelo, cedro rosa e vermelho, flamboyanzinho, açai, angico branco do morro, cupuaçu, paineira rosa, palmeira jussara e jequitibá branco.

Gabrielle explica, também, que a secretaria tem o interesse de ampliar a produção de mudas frutíferas no viveiro municipal. “O cultivo desse tipo de plantas é de grande importância para a melhoria da qualidade nutritiva da alimentação e, consequentemente, para a melhoria da saúde das famílias. Além disso, futuramente, os moradores poderão até mesmo cultivar o plantio dessas árvores para o comércio direto e para a indústria de polpa, sucos e doces”, destaca.

O morador que tiver interesse em participar do ‘Plante Árvore’ pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Viana ou por meio do telefone 3255 1465 para mais informações.  O funcionamento da Secretaria é das 09h às 18 horas.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540