Viana apresenta 'Sentinela' para municípios da Região Metropolitana

O aplicativo de segurança 'Sentinela Viana' foi apresentado como modelo de ferramenta para otimizar as ações de combate à violência para representantes dos demais municípios da Região Metropolitana. A apresentação foi realizada em Vila Velha e o objetivo é que, por meio da integração entre as centrais de videomonitoramento de Viana, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari  seja feita a troca de experiências para contribuir e dinamizar as ações de segurança.

O secretário de Desenvolvimento Social Ledir Porto afirmou que o aplicativo tem somado de para promover a interação com o cidadão, sendo um canal de comunicação para denúncias de ações criminosas nas áreas videomonitoradas no município. “São 40 câmeras distribuídas em diferentes pontos de 14 bairros e, também, em alguns trechos da BR 262. O uso do aplicativo não exclui o registro de ocorrências pelo telefone 190”, explicou.

Ledir destacou, ainda, que a ferramenta é mais um investimento da Prefeitura de Viana na área de Segurança Pública, visando não somente centrar na ação da polícia, mas nas diversas iniciativas que contribuem com a gestão e ordenamento do espaço urbano.

Como usar

O aplicativo está disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e IOS. Para acessar, o cidadão precisa baixá-lo pelo Google Play, digitando 'Sentinela'. A ferramenta possibilita ao cidadão vianense que estiver nas áreas monitoradas pelas câmeras, tanto quanto vítima ou informante de qualquer ato delituoso/criminoso, acionar o Centro Integrado de Videonitoramento da Prefeitura de Viana, por meio do aplicativo de celular. Ao acionar, ele poderá relatar o delito e a localização exata da denúncia.

O objetivo da ferramenta é que a população seja colaboradora com as ações de segurança e, por meio do Centro Integrado de Videomonitoramento, acionar as forças policiais sempre que houver necessidade e outras providências legais, com a garantia que a identificação seja preservada.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540