Um cuidado especial para comemorar o Dia da Síndrome de Down

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em Viana, 19 alunos da rede municipal de ensino estão matriculados na Educação Especial. O município trabalha de forma colaborativa para inclusão de todos os alunos com alguma deficiência. São elaborados diferentes projetos que promovem melhoras significativas no aprendizado dos estudantes.

Um exemplo desse avanço e que tem dado tão certo, é a aluna da rede, Laysa da Luz Pereira, que possui a Síndrome de Down. Laysa estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes, em Viana Sede, pela tarde e participa do projeto Ginástica Rítmica (GR) pela manhã, há cerca de 1 ano. 

De acordo com a coordenadora e professora do projeto Ginástica Rítmica (GR) na rede municipal de Viana, Aline Vitorino Costa Lopes, o projeto tem ajudado Laysa a desenvolver habilidades fundamentais para o seu progresso, como o equilíbrio e o fortalecimento muscular. "A ginástica tem sido fundamental, pois estimula a questão sensorial, desenvolve melhor a concentração, além de ensinar disciplina e determinação", explica Aline. 

A mãe de Laysa, Kelly Kristina Vieira da Luz, aprova o projeto e ficou muito feliz com toda a recepção da unidade escolar que acolheu com muito carinho a filha. "É uma festa quando ela chega para estudar e participar da ginástica. As colegas e professores chamam por ela a todo momento. Ela se sente muito amada e querida por toda a escola", disse Kelly. 

A gerente em Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti, destaca que, atualmente a Secretaria de Educação oferta atendimento educacional especializado em todas as unidades de ensino. “Além de estudantes com a síndrome de down, o município atende mais 435 alunos com outras deficiências como: deficiência física, auditiva, visual, deficiências múltiplas, autismo e altas habilidades/superdotação”. 

Gabriela, também destaca, que eles recebem acompanhamento de um professor especialista em Educação Especial, e quando necessário, possuem acompanhamento também de um estagiário. Além, também, de contar com a estrutura física de salas com recursos multifuncionais onde é possível realizar o atendimento.

O dia 21 de março é o Dia Internacional da síndrome de down. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da luta por igualdade de direitos e inclusão das pessoas com a Síndrome de Down na sociedade.

Educação Especial 

A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, preferencialmente em escolas regulares ou em ambientes especializados, tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental. Em Viana, a Secretaria de Educação direciona diversos projetos para serem desenvolvidos nas escolas da rede. São eles:LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, mãos que transformam”, “Estimulando Talentos - Um olhar para além do alcance (cegueira e baixa visão)” e “Setembro Verde”.  

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon

Publicado em quinta-feira, 21 de março de 2019

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915