Alunos fazem releitura de obras da literatura

As aulas de artes e português da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel foram um tanto quanto diferentes. É que as histórias da literatura brasileira viraram filmes produzidos pelos próprios alunos do terceiro ano, e outras histórias famosas viraram peças teatrais pensadas pelos alunos de 6º ao 9º ano, como: Romeu e Julieta, Alice no País das Maravilhas e Chapeuzinho Vermelho.

O trabalho foi desenvolvido pelos professores de Artes, Português e Educação Física dentro da sala de aula, levando os diferentes gêneros e formas de se trabalhar com eles para as disciplinas do dia a dia. A culminância do projeto foi na última terça-feira (18) no Teatro Municipal. “Os alunos estavam muito empolgados, não se sentiram vergonha em momento algum e estavam super ansiosos para ver o resultado do trabalho”, disse o professor de Artes, Enoque Rocha. As exibições contaram com a presença dos colegas de turma.

Na produção dos filmes, os alunos dos terceiros anos tiveram que fazer a leitura do filme e preparar todo o roteiro para gravação. Para contar a história do “Alto da Compadecida” a turma do 3º ano 1 contou com o apoio de comerciantes e também do Grupo Teatral Vianense. “Os alunos puderam explorar os espaços que tem ao redor da escola, e com a ajuda de comerciantes e do teatro, conseguiram gravar em diferentes lugares”, disse Enoque.

Outras turmas da escola também participaram do projeto trabalhando com histórias em quadrinhos, onde eles mesmos deveriam montar, em grupo, suas histórias. O resultado foi exposto na própria escola. Segundo o professor de Artes, a equipe da EEEFM Nelson Vieira já está planejando as próximas obras à serem trabalhadas nas salas.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746