Começa campanha de vacinação contra gripe

Todas as Unidades de Saúde de Viana já estão vacinando contra a gripe. A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início nesta segunda (17) e segue até o dia 26 de maio. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. É preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima e levar o cartão de vacinação.

Dentro dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, estão crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes e puérperas – mulheres com até 45 dias após o parto.

Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula, sendo nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os professores aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.

A vacina representa proteção, sendo uma das medidas mais efetivas para prevenção da forma grave de gripe e das complicações que podem surgir pela doença. A Secretaria de Saúde também orienta que é importante levar o cartão de vacinação, pois é nele que ficará registrado todo o histórico de vacinação.

População a ser vacinada contra influenza no Espírito Santo 2017

Deverá apresentar

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Caderneta de vacinação ou um documento de identidade da criança (em caso de perda da caderneta).

Trabalhadores de saúde

Crachá, declaração emitida pelo serviço de saúde ou contracheque junto com um documento de identidade.

Gestantes

Cartão da gestante ou exames junto com um documento de identidade.

Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto)

Documento que comprove a gestação (certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) junto com um documento de identidade.

Indígenas

Idosos

Documento de identidade

Pessoas com doenças associadas (comorbidades)

Prescrição médica da rede pública ou privada especificando o motivo da vacina junto com um documento de identidade. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina.

Professores

Declaração emitida pela escola pública ou privada junto com um documento de identidade.

População privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa

A vacinação será realizada nas unidades prisionais.

Funcionários do sistema prisional

Poderão se vacinar na unidade onde trabalham ou numa unidade de saúde, mediante apresentação de declaração emitida pela unidade prisional onde trabalha.

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540