Balanço gestão 2018: grandes entregas marcam ano da educação de Viana

Um ano com grandes entregas para a Educação de Viana. Diversos materiais pedagógicos, livros, uniformes, materiais escolares, instrumentos musicais e ações de formação para o magistério foram alguns destaques dentro do pacote de investimentos realizados. Além disso, mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), o Guilherme de Almeida Filho, em Caxias do Sul, foi entregue à população e uma nova escola adquirida pela Prefeitura, em Vila Bethânia, passou a funcionar como anexo ao CMEI Maria de Lourdes Coutinho Passos.

Em números, a maior entrega da história da educação do município contou com 40.120 livros para a biblioteca, 5.532 jogos pedagógicos, 13.956 kits escolares, 46.412 uniformes, 8.893 meias, 8.453 pares de tênis, 182 brinquedos para o parquinho, 200 conjuntos de móveis para o refeitório, 35 refrigeradores industriais, 150 armários de aço, 14 notebooks, 12 data show, 480 caminhas para o descanso das crianças, 5 veículos, 18 fogões industriais, 14 ares condicionados, entre outros materiais.

A secretária de Educação, Esporte e Lazer Luzian Belisario destaca que esta entrega contribuiu muito para o desempenho dos alunos. “Essas entregas despertaram nos alunos o gosto pelos estudos, como os livros coloridos que aguçam a curiosidade dos pequenos para a leitura e incentivam os que estão começando a ler”, afirmou.

Capacitação

Durante o ano, os professores participaram de capacitações que refletiram automaticamente no ensino em sala de aula. E entre elas, pode-se destacar o Seminário de Educação Infantil, as formações continuadas, e os fóruns de educação ambiental.

Educação Especial

A Educação Especial segue desempenhando um trabalho de excelência. Neste ano, o trabalho de inclusão realizado nas escolas do município olhou para além dos muros da escola, valorizando as mães dos alunos. O fruto desse trabalho foi mostrado em exposição com fotos onde mostra a dedicação das mães com os filhos.

Jogos Escolares

Os Jogos Mirins e Jogos de Aventura realizados em outubro são ações que utilizam o lúdico para trabalhar a temática ambiental, levando os alunos para o ambiente externo, entrando em contato com a natureza e aprendendo a preservar e cuidar.

Esporte

A prática esportiva é muito mais que movimentar o corpo. O esporte é uma ferramenta muito utilizada no ambiente escolar porque prepara o aluno para trabalhar a coletividade, sentimento de equipe, confiança, respeito, autoestima. Com o esporte, o professor consegue trabalhar as questões emocionais do aluno como frustração, que é vivida por todos os competidores e que são aspectos que o aluno vai amadurecer e levar por toda a vida.

A dupla dança e música também são constantes nas escolas de Viana. Neste ano, os alunos receberam instrumentos musicais para as bandas escolares. As EMEFs Adamastor Furtado, Professora Divaneta Lessa de Moraes, Dorival Brandão e Dr. Tancredo de Almeida Neves, formam as cinco bandas escolares.

Com os maestros, os alunos aprendem bem mais que desenvolver ouvido musical. “Nossos alunos aprendem coordenação motora e matemática, já que as partituras exigem que o aluno entenda de tempos fracionados”, disse a diretora executiva pedagógica Gilciane Ottoni.

Este ano foi realizado o IV Festival de Bandas. No festival todas as bandas se apresentam uma após outra as músicas preparadas por eles durante o ano, no final, as cinco tocam juntas.

Dança

O festival de “Ginástica Rítmica” é lindo e inclusivo. Alunas com necessidades especiais dançam junto com o grupo. No festival, as alunas se apresentam como nas competições, com sapatilhas, e roupas bordadas.

No aspecto pedagógico, as professoras apresentam um universo dinâmico para as alunas, cheio de muita disciplina e criatividade, onde elas conseguem mostram desempenho e concentração. “No dia do festival, a escola vai prestigiar toda a equipe que se envolve durante o ano. O projeto tem o objetivo de estender a carga horária e conciliar atividades artísticas e expressão cultural no currículo das escolas”, destaca Gilciane.  

CMEIs

O CMEI Guilherme de Almeida Filho, em Caxias do Sul, foi uma obra esperada pelos moradores. Além dele, o CMEI Maria de Lourdes Coutinho Passos foi uma aquisição muito importante para os moradores de Vila Bethânia. Uma outra escola está com construção em andamenro: o CMEI Joana Batista, em Vale do Sol.

Para 2019, já estão previstas para iniciar as construções dos CMEI Primavera e Bom Pastor. E cinco novos espaços esportivos serão construídos nos CMEIs Guilherme de Almeida Filho, Lydia Eliete de Souza, EMEF Washington Martins Filho, CMEI Manoel Evêncio de Oliveira e EMEF Ulisses dos Santos Filho. As reformas de oito prédios escolares também serão iniciadas em 2019.

Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

 

Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota

Publicado em terça-feira, 25 de dezembro de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915