Um dos projetos semifinalistas do Prêmio Inova Viana – Ciclo 2018 na categoria “Atendimento ao Cidadão” está mudando a vida de pacientes com feridas graves. É o “Matriciamento do Tratamento de feridas e lesões na Estratégia da Saúde da Família”, realizado pela Secretaria de Saúde
O projeto, coordenado pelas servidoras Kátia Cilene Rego Venturott Ferreira e Maria Angélica Callegario Vieira e executado desde setembro de 2017 em todas as Unidades de Saúde do município, funciona da seguinte forma: um especialista em determinado assunto repassa o conhecimento na área para outros profissionais, os auxiliando e tornando referência em caso de dúvidas.
Essas lesões são agudas ou em sua maioria crônicas em pacientes diabéticos, com úlcera venosa, lesão por pressão, ostomias. Com o matriciamento, os enfermeiros são orientados por um especialista como realizar o manejo mais adequado para cada tipo de lesão
Segundo a coordenação do projeto, a cicatrização dessas feridas crônicas recuperou a autoestima dos usuário e a vontade de recomeçar, incluindo na sua vida novos valores e hábitos, recuperando inclusive condições de retornar ao mercado de trabalho.
Inova Viana
O Inova Viana é uma iniciativa da Prefeitura de Viana, dentro do Programa de Governo “Valorizar para Inovar” para estimular o desenvolvimento da cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público vianense. Por meio de ações de sensibilização, capacitação, orientação técnica, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inova Viana quer contribuir para a modernização da administração pública e para a valorização do servidor. O prêmio vianense teve como inspiração o Prêmio da Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo, o Inoves.
Como em 2017, neste Ciclo 2018 serão premiados trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público municipal, que modernizam a gestão, melhoram a vida do cidadão e transformam a realidade. O objetivo principal é reconhecer os resultados concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.
Os projetos podem concorrer em nove categorias, sendo elas: I - Atendimento ao Cidadão; II - Uso Eficiente dos Recursos Públicos; III - Valorização do Servidor; IV - Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; V - Resultados para a Sociedade; VI - Práticas Transformadoras; VII - Inclusão Social; VIII - Participação e Controle Social; IX - Desburocratização.
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Texto: Naiara Gomes
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Publicado em sexta-feira, 07 de dezembro de 2018
Atualizado em sexta-feira, 07 de dezembro de 2018