O mel mais doce do Espírito Santo ganhou uma casa linda! A Casa do Mel “Adolfo Bügger” foi inaugurada na quinta-feira (29), na fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Condi/Incaper, em Jucuruaba. O local passa a ser a sede da Associação Vianense de Apicultores (Aviapis), que produz cerca de 20 tonelada de mel por ano. Na ocasião, o prefeito Gilson Daniel assinou o Termo de Permissão de Uso de Equipamento permanente cedendo para Associação Vianense de Apicultores (Aviapis) o uso do espaço com seus equipamentos.
A estrutura do local conta com espaços onde os apicultores farão com mais qualidade o beneficiamento do produto antes dele ir para o mercado. Lá, os apicultores farão, além do beneficiamento, a desoperculação, centrifugação, envase e Certificação Sanitária do Mel. São 175 metros quadrados de área construída com recepção, salas de processamento, higienização, embalagem, banheiros, copa, sala para depósito de materiais químicos, entre outros. A obra é uma parceria entre a Prefeitura e o Incaper, que cedu o terreno para a construção. Já a administração municipal, construiu e adquiriu todos os equipamentos.
Para o prefeito a Casa do Mel é uma conquista de todos os que acreditam no desenvolvimento da economia do município. “A Aviapes tem um desafio muito grande e eu não tenho dúvidas de que os apicultores vão desenvolver um excelente trabalho com o nosso mel que é de uma ótima qualidade”, destacou. “Para nós do Incaper esse projeto vem cumprir com a agregação de valor, crescimento, desenvolvimento, sustentabilidade e a certeza que estamos no rumo certo”, destacou Nara Estefânia, diretora presidente do Incaper.
“A casa do mel é um diamante para nós, há 19 anos eu trabalho com mel e nunca pensei que íamos trabalhar numa casa tão boa”, afirmou João Policarpo, da Aviapes.
Palestras
O gerente de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf, Anderson Teixeira Baptista, deu início ao Ciclo de Palestras, realizado durante o dia no local. Represnetantes de instituições voltadas para a área falaram sobre o desenvolvimento do agronegócio e levaram serviços que podem ser utilizados pelo produtores como créditos apresentados pelo Santander.
Andreson, do Idaf, abordou questões voltadas à importância desse movimento dentro da economia, destacando o aumento da demanda de trabalho no campo, diminuindo o êxodo rural. “Hoje em dia é comum não termos mão de obra suficiente no campo porque o produtor rural está investindo muito e tendo resultados”, afirmou.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota e Geiza Ardiçon
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em sexta-feira, 30 de novembro de 2018
Atualizado em sexta-feira, 30 de novembro de 2018